Acompanhe as novidades da 101ª Convenção Anual da NRF

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, e o vice-presidente do Sindicato, Paulo Kruse, estão em Nova Iorque, e acompanham as novidades e tendências do varejo mundial na 101ª Convenção Anual da NRF – National Retail Federation.

Na opinião dos empresários, um dos destaques do evento até o momento foi a palestra Store 3.0, realizada na segunda-feira, dia 16. O argumento defendido por uma executiva da Deloitte e suportado por dois cases de varejo apresentados pelos respectivos CEO’s, foi o trinômio tecnologia, ambiente de loja e talento da equipe.

– A tecnologia tem papel fundamental, pois marca a evolução da loja, de um simples canal de vendas, para o local onde convergem todas as formas de interação com o cliente (venda presencial, à distância, interativa e colaborativa), promovendo a conexão do consumidor com a marca varejista.

– O ambiente de loja é fundamental para atrair o cliente e proporcionar novas experiências de compras, impossíveis de serem oferecidas à distância. O futuro do espaço físico da loja é conseguir a fusão entre o físico e o digital.

– Sobre o talento da equipe, o modelo Store 3.0 considera necessárias transformações no perfil das equipes de vendas das lojas. Elas terão que ampliar seu foco e incluir rotinas de captação de dados e de construção da marca.

Outro grande destaque da segunda-feira foi a palestra com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que reuniu 22 mil expectadores. Clinton foi o 42º presidente dos Estados Unidos e o primeiro Democrata a ficar oito anos no governo.

ONLINE X OFFLINE
O debate sobre inovação na NRF nos últimos anos tem sido marcado pelo surgimento das novas tecnologias e aumento da conectividade. Contudo, em 2012, parece ser o ano da conciliação e serenidade nos painéis relacionados ao futuro do varejo. No decorrer do dia as palestras convergiram para a valorização do varejo físico e o fortalecimento da relação entre as marcas e os consumidores. O varejo multi-canal evolui e a palavra de ordem agora é o conceito “omni-channel”.