Acumula lixo na cidade mais uma vez

Porto Alegre amanheceu suja novamente. O lixo amontoado pelas ruas e avenidas repetiu a cena do Natal. A diferença é que, dessa vez, a causa do problema não foi o aumento excessivo do volume de resíduos em…

Porto Alegre amanheceu suja novamente. O lixo amontoado pelas ruas e avenidas repetiu a cena do Natal. A diferença é que, dessa vez, a causa do problema não foi o aumento excessivo do volume de resíduos em razão das festas. O vilão teria sido o clima. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a chuva fez com que roteiros deixassem de ser realizados ou concluídos. Já a alta temperatura teria provocado o abandono do trabalho de parte dos 126 garis. Moradores dos bairros Belém Novo, Chácara das Pedras, Sarandi e a região das avenidas Sertório e Farrapos ficaram sem o recolhimento de sábado à noite. Também houve atrasos em outros pontos da cidade.

Ao chegar às 8h de ontem em sua clínica geriátrica na Rua General General Couto Magalhães, bairro Higienópolis, o empresário Júlio Jorge Morosino, 44 anos, deparou com todo o lixo que havia separado no dia anterior. Havia, principalmente, resíduos de alimentos e fraldas. Até o meio-dia de domingo, quando o caminhão finalmente passou, Morosino teve de trabalhar enfrentando o odor e a sujeira. – Para amenizar, reforcei as sacolas plásticas e despejei desinfetantes por cima do lixo. Também passei por isso no Natal – queixou-se o empresário.

A mesma situação foi relatada pelo motorista Marco Aurélio Gorgen na Avenida São Paulo, bairro São Geraldo. Preocupado com a possibilidade de o material ser espalhado por catadores, Gorgen guardou as sacolas no pátio da casa. Como não obteve retorno nas ligações que fez para o DMLU, precisou ficar atento ao barulho do caminhão para conseguir se desfazer dos rejeitos. Com o consumo de Natal, houve aumento de 15% no volume de resíduos (embalagens de presentes e de eletrodomésticos). Com a sobrecarga, os 42 caminhões que normalmente recolhem 1,2 mil toneladas de lixo doméstico por dia, não conseguiram terminar a coleta. Os veículos lotavam antes de cumprir o roteiro. Teria havido problema em 15% dos 128 roteiros. A chuva agravou o problema.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 02/03 A 08/03

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA realiza mais um Feirão de Empregos

    Veja mais
    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais