Agosto deve ter chuvas acima da média

O Boletim Climático de agosto já está disponível na Central do Associado do Sindilojas Porto Alegre. As previsões são de muita chuva e poucos dias de frio intenso até o término do inverno. Essas alterações climáticas ocorrem devido ao fenômeno El Niño, que deve se intensificar nos próximos meses, segundo dados do último levantamento feito pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) , órgão de previsão e monitoramento climáticos dos Estados Unidos.

As precipitações acima do nível normal que causaram enchentes e alagamentos em julho, estão previstas também para agosto, com grande probabilidade de queda de granizo. Esses eventos climatológicos podem causar grandes prejuízos econômicos, como a redução de vendas no comércio. Segundo um levantamento realizado pelo Sindicato, as lojas de Porto Alegre e Alvorada registraram uma queda de 30% nos resultados nas semanas de chuva intensa de julho.

A combinação de excessiva umidade com temperatura acima da média deve favorecer um cenário de temporais com muita frequência durante o fim da estação e o início da primavera, em 23 de setembro. Além disso, o excesso de chuvas deve se manter até o final do ano, e a próxima estação desenha-se mais quente que o normal, especialmente nas mínimas (noites mais quentes que o normal), já que chuva acima da média tende a atenuar as máximas.

O documento completo está disponível na Central do Associado e pode ser acessado através do link abaixo.