Marca forte e ambiente de trabalho ditam o último dia de NFR 2024

Na última terça-feira, dia 16, chegou ao fim a NRF 2024, com muito conteúdo e temas atuais sendo debatidos incansavelmente. Propósitos de marca, IA, Geração Z e experiência do consumidor nas lojas físicas foram alguns exemplos de conversas que ocorreram nesses dias de imersão no que há de mais atual no varejo mundial.

Para este último dia, a Feira iniciou com Hal Lawton, CEO da Tractor Supply, cadeia de lojas de varejo americana que vende produtos para melhorias na agricultura, casa, manutenção de gramados e jardins. Ele destacou a importância da confiança para as empresas que estão crescendo, enfatizando o propósito através da colaboração dos funcionários, acionistas e consumidores. “Empoderar a equipe como defensora dos valores da empresa é uma grande sacada. Escuta ativa a partir de líderes e o auxílio da IA na busca pelo aprimoramento de comunicação e experiência do consumidor deve ser um pilar central a fim de obter resultados”.

Experiência online

Na sequência, a palestra foi do CEO da Saks, Marc Metrick, que trouxe a ideia do aprimoramento da experiência online para o comprador de artigos de luxo. Segundo ele, “graças ao digital, houve uma democratização do mercado de luxo, atraindo novos consumidores”. “Alguns grupos não se sentiam tão confortáveis em ir à loja física, então o digital se fortaleceu”, comentou. Inovação e a IA com um papel fundamental na eficiência e melhoria da experiência do consumidor, foram outros insights dados por ele à plateia.

Qualidade no ambiente de trabalho

No segmento de bem-estar no trabalho, executivas como Arianna Huffington, CEO da Thrive Global, Gina Drosos, CEO da Signet Jewelers e Carla Vernón, da The Honest Company, discutiram a saúde mental no ambiente corporativo pós-pandêmico. Ambas enfatizaram a importância de valores centrados no colaborador e apresentaram iniciativas para estabelecer ambientes de trabalho inovadores e colaborativos. A conversa destaca a crescente atenção dada ao bem-estar dos funcionários, reconhecendo a necessidade de abordar questões relacionadas à saúde mental no contexto empresarial.

As forças das marcas para 2024

Um assunto muito tratado nesta NRF voltou à tona na palestra do CEO da The Store WPP, David Roth. O objetivo de ter uma marca forte. Isso ajuda a convencer os consumidores a comprar e permanecer leal à marca. A influência da marca leva a mudanças na forma como os consumidores se comportam, o que sobrecarrega os resultados financeiros do negócio. Roth ainda ressaltou a relevância da loja física. “É onde se gera influencia para a marca, é o local da criação de conexões genuínas”. Para finalizar, o palestrante citou algumas das marcas de varejo mais influentes no mundo: Amazon, Lego, Ikea, The NorthFace, Tik Tok, entre outros.

Por outro lado, algumas marcas precisaram se reinventar. Após passarem um momento de baixa nas vendas, Crocs e Claire´s deram a volta por cima. Elas entenderam o comportamento e estilo de vida das novas gerações e estabeleceram conexões com marcas que já estavam conectadas com o público em outros segmentos. Sendo assim, encurtaram o caminho para atrair novos clientes. “As novas gerações sempre avisam quando não gostam das coisas. Nós estamos atentos a isso! Monitoramos a sua jornada e entendemos o seu comportamento. Criamos produtos que esgotaram ouvindo nossos clientes. Hoje permitimos a personalização dos produtos pelos clientes em qualquer plataforma: app, site ou loja física, ” disse Heidi Cooley, CMO da Crocs.

A seguir, duas dicas dessas marcas para manter a sua marca relevante, mesmo com tantas mudanças no segmento:

1. Se entenda como uma empresa de comunicação: crie conteúdos e ações. Essa é uma oportunidade de ouvir seus clientes;
  2. Customize seu produto em todos os canais! A auto expressão e a individualidade é o must have dos novos consumidores.

A comitiva do Sindilojas POA esteve em Nova Iorque representada por Arcione Piva, presidente da Entidade, Tarcísio Pires, vice-presidente, do diretor, Felippe Sielichow e da head de comunicação e marketing, Diana Lienert.