Anatel suspenderá vendas de habilitações de uma operadora em cada Estado

No Rio Grande do Sul, a Oi deverá paralisar vendas a partir de segunda-feira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender a partir da próxima segunda-feira (23) as vendas de habilitações da operadora de telefonia com o pior índice de qualidade em cada Estado. TIM, Oi e Claro foram afetadas pela medida.

Todas as operadoras, inclusive a Vivo, a Sercomtel e a CTBC, que não tiveram vendas suspensas, terão de apresentar em um prazo de 30 dias um plano de ação para melhorar seus serviços em três aspectos: completamento de chamadas, interrupções de chamadas e reduções das reclamações dos usuários.

No Rio Grande do Sul, a operadora Oi foi atingida pela medida. A TIM foi a empresa que teve as vendas suspensas no maior número de estados: 19. São eles Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

A Oi não pode vender nos estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da Claro, a decisão engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Segundo a Anatel, a proibição se refere a proibição de planos de dados e voz. A suspensão pode ser revertida antes dos 30 dias, se as empresas apresentarem antes desse prazo soluções para os problemas apontados. Os planos e metas deverão ser aprovados pela agência para a retomada das vendas.

Em Porto Alegre, as vendas de habilitações de todas as operadoras estão suspensas desde o início da semana, por ação do Procon municipal. O Procon estadual notificou todas as operadoras a apresentarem em três dias um relatório com as áreas de sombra no estado, sob pena de suspender as vendas em todo o Rio Grande do Sul se as informações não forem apresentadas.