Apesar da timidez no setor, lojistas da Capital seguem confiantes para os próximos meses

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou a percepção dos comerciantes sobre as vendas de produtos para o inverno.

Segundo levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, realizado em lojas de vestuário, calçados, cama, mesa e banho, as vendas diminuíram em 47,5% dos locais até as últimas semanas em comparação com o mesmo período do ano passado. A crise econômica foi o principal motivo apontado pelos lojistas, seguido das temperaturas elevadas para o período do ano. Já para os 15% que relataram aumento nos resultados, as razões citadas foram as promoções e o melhor atendimento dado pelos funcionários. Para 37,5% dos lojistas as vendas se mantiveram estáveis.

Mesmo que o crescimento das vendas seja uma realidade para apenas uma pequena parcela das lojas, a maioria dos comerciantes está bastante confiante para os próximos meses. Segundo a pesquisa, 57,5% deles acreditam em um aumento nos resultados para os meses de inverno e 42,5% esperam, pelo menos, vendas semelhantes às de 2018. O estudo revelou também que 75% dos lojistas estão otimistas ou muito otimistas em relação à economia para o segundo semestre.