Aplicativo permite trabalhador marcar ponto remotamente

Pontomovel, desenvolvido pela Certisign, é aderente à legislação trabalhista para realizar a marcação de presença nas empresas

Profissionais das áreas de segurança, tecnologia e construção civil,…

Pontomovel, desenvolvido pela Certisign, é aderente à legislação trabalhista para realizar a marcação de presença nas empresas

Profissionais das áreas de segurança, tecnologia e construção civil, entre outros que costumam trabalhar fora da base, têm agora uma solução para fazer a marcação do ponto de forma automatizada. O Pontomovel, desenvolvido pela Certisign, promete ser um sistema inovador para a marcação de presença, totalmente adequado às leis trabalhistas do Brasil.

O produto está disponível para uso na web, celular e telefonia fixa e permite o controle de diversos tipos de períodos, como a jornada de trabalho ou tempo de execução de um projeto ou tarefa. No caso dos profissionais de transportadoras de cargas, por exemplo, o sistema pode ser instalado no equipamento de GPS. “A grande inovação do nosso produto está na flexibilidade de não precisar ter dispositivos especiais para marcar o ponto, pois o funcionário pode fazer no seu próprio celular”, comenta o diretor comercial da Certisign, Paulo Iijima. A empresa é especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de soluções corporativas integradas à certificação digital.

O Pontomovel foi criado para facilitar a gestão das equipes externas e também tem foco na redução de custos. Isso porque disponibiliza relatórios de horas trabalhadas evitando, por exemplo, o pagamento de horas extras desnecessárias. Além disso, facilita a criação de um canal mais transparente de comunicação entre o empregador e funcionário, pois os relatórios são comprobatórios quanto ao tempo trabalhado e, portanto, o salário a ser pago pela prestação de serviço.

Os modelos atuais de marcação das horas trabalhadas por profissionais que atuam fora das empresas costumam ser manuais. Os profissionais preenchem uma planilha e ligam para a sede para comunicar. Agora, com essa solução, isso pode ser feito de forma automatizada. Para garantir que a pessoa está realmente no local, a Certisign acrescentou ao Pontomovel um dispositivo de geolocalização, que faz a captura da posição onde o usuário se encontra, com uma margem de erro de até 10 metros. “Também colocamos um mecanismo de segurança no app do smartphone para a pessoa não conseguir burlar isso”, acrescenta Iijima. Outra novidade é que não é mais necessário guardar os recebidos emitidos pelo relógio ponto tradicional, pois o comprovante é enviado por e-mail.

A solução é aderente à legislação trabalhista – desde 2014 existe uma portaria do Ministério do Trabalho que regulamenta essa solução na categoria de relógio de ponto alternativo. “Agora as empresas têm suporte legal para implantar esse sistema e já começamos a negociar com potenciais clientes”, comenta Iijima. A própria Certisign já está fazendo uso do Pontomovel internamente, já que possui parte do seu time atuando fora da empresa. A solução pode ser integrada aos sistemas que geram as folhas de pagamento nas empresas.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais