Após recuo, aumenta o otimismo do empresário do comércio gaúcho

Depois de registrar queda ao longo de todo o primeiro semestre, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) apresentou elevação de 9,3% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando aos 111,8 pontos. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta quarta-feira (30).

O levantamento indica, ainda, o aumento na confiança dos empresários do comércio motivada por uma melhora na percepção da condição atual (10,5%), das expectativas (13,6%) e de investimentos (3,2%). Em julho de 2013, o indicador apresentou seu menor valor na série histórica, fortemente influenciado pelas manifestações públicas ocorridas em junho daquele ano.

Ainda no campo pessimista, aos 87,3 pontos, o indicador de condições atuais (ICAEC) registrou avanço de 10,5% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. A maior contribuição para a expansão do índice veio da melhora na percepção dos empresários quanto à economia brasileira, com expansão de 23%.

Em relação ao setor e à própria empresa, os aumentos foram de 12,7% e 2,4%, respectivamente. “É importante destacar que em julho do ano passado, o indicador teve o seu pior desempenho histórico em função das manifestações de rua. Portanto, o aumento, ainda que grande nessa base de comparação não é capaz de reverter o viés pessimista da perspectiva dos empresários do comércio”, destaca o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, através de nota da assessoria de imprensa.