Artigo: A recuperação da economia

Comprar de lojista local é uma forma de incentivar a retomada

Desde que as ruas de várias regiões da capital gaúcha foram tomadas pelas águas da cheia do Lago Guaíba, os cidadãos que aqui moram sofreram com os alagamentos de seus lares e de seus negócios.

O fechamento se deu pela impossibilidade de receber clientes, assim como a dificuldade dos funcionários saírem de casa – o que ainda ocorre, por questão de segurança. O Sindilojas Porto Alegre vem recomendando e pedindo para que as lojas que estejam em áreas afetadas, permaneçam fechadas. Precisamos nos preocupar com a vida das pessoas, por mais que isso impacte economicamente na vida dos empresários.

Mas por outro lado, vemos diariamente a necessidade das pessoas efetuarem suas compras, seja para o abastecimento da população, seja por exemplo, para a doação. Sim, ainda é preciso, pois muita gente segue necessitando. Uma ação tão necessária e humana, a doação de diversos produtos – material de limpeza, higiene, remédios e roupas – só é possível se as lojas estiverem com as portas abertas.

Nas áreas que não foram afetadas pela inundação, onde não há risco à segurança, manter o comércio ativo sempre foi um passo importante para a manutenção dos empregos, renda e o sustento de muitas famílias gaúchas.

Nesses tempos difíceis, comprar de lojistas locais é uma forma de incentivar a recuperação econômica que tanto vamos precisar. Afinal, a reestruturação da nossa cidade e do estado passa também pela economia e, para isso, é fundamental fortalecer o comércio local.

O Sindilojas POA vem firmando acordos coletivos junto ao Sindicato que representa os empregados do setor do comércio a fim de flexibilizar regras trabalhistas a favor da manutenção de empregos.

O comércio aberto, certamente no futuro, terá sido o responsável pela recuperação econômica e por um novo começo para voltarmos a gerar emprego e renda à população gaúcha.

Clique aqui e leia o artigo na versão online.

Arcione Piva

Presidente do Sindilojas Porto Alegre