Artigo: Davi em terra de gigantes

É constante a reflexão a respeito do importante papel que os micros e pequenos empresários ocupam na geração de riquezas e empregos em nosso país. Comemorado em 5 de outubro, o Dia Nacional da Micro e…

É constante a reflexão a respeito do importante papel que os micros e pequenos empresários ocupam na geração de riquezas e empregos em nosso país. Comemorado em 5 de outubro, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa me faz refletir sobre o importante papel que esses empreendedores ocupam na geração de riquezas e empregos em nosso país. São verdadeiros heróis.

Empresários que bravamente vislumbram oportunidades de negócio e fazem a economia brasileira girar. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram claramente: hoje, as MPEs são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto no Brasil, além de gerarem, só no comércio, 53,4% do PIB.

No caso da Capital, mais de 70% das lojas representadas pelo Sindilojas Porto Alegre estão enquadradas como MPE, optantes pelo Simples Nacional. Mesmo com esse expressivo papel, os empresários ainda trabalham para superar os desafios que inibem o empreendedorismo, especialmente no comércio. Não tenho dúvidas de que a insegurança pública, a falta de mão de obra qualificada, a elevada carga tributária e o Fisco são os principais gargalos enfrentados pelos lojistas.

Por outro lado, a força empreendedora das MPEs é, sem dúvida, uma das principais fontes de emprego no Brasil. O crescimento dos pequenos negócios é pujante e dinâmico e, com ele, novos trabalhadores ingressam no mercado, capacitam-se e se profissionalizam.

É nesse contexto de apoio ao lojista que o Sindilojas Porto Alegre trabalha, tendo a missão de defender os interesses de toda a categoria, unindo- a e gerando possibilidades de crescimento para todos os empresários do comércio, independentemente do porte da loja. Afinal, é a união da categoria que nos dará força para buscar melhores condições de trabalho, para que nossas empresas continuem gerando emprego e movimentando a economia.

PAULO KRUSE
presidente do Sindilojas

Este artigo foi publicado originalmente no jornal Correio do Povo em 12.10.2014

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais