Artigo: Preparado para o cliente empoderado?

O mercado está cada vez mais dinâmico. O consumidor, mais exigente. E o mundo, mais conectado. Mas a sua empresa está apta para essas mudanças?

O fácil acesso aos meios tecnológicos permite quebrar barreiras geográficas com um click. E com a mesma facilidade, o consumidor interage e avalia as marcas, empoderando-se. Nesse cenário, ter apenas um bom produto e criatividade não basta. É preciso acompanhar a jornada do cliente, buscar fidelização e se destacar para chamar a atenção em meio a tanta informação. Quando um cliente se torna fã, passa a influenciar outras pessoas e trazer novos compradores. Por isso, é preciso contar com todo o conhecimento e as ferramentas disponíveis para impactá-lo direta e corretamente, lançando mão, inclusive, das alternativas tecnológicas. A capacidade de analisar os dados é um enorme diferencial para qualquer negócio. E o Machine Learning é ideal para isso. A solução é um sistema inteligente que auxilia nas decisões quando há alteração no comportamento. Sistemas desse tipo possibilitam oferecer experiências personalizadas para esse cliente mais empoderado e exigente.

Adotar o conceito omnichannel é outra necessidade urgente, já que hoje todos os canais da empresa precisam estar conectados. Se o cliente que está dentro da loja física é o mesmo que acessa o site ou usa o aplicativo da loja (e faz isso até simultaneamente), cabe às empresas entregar uma experiência satisfatória. Não deve existir barreira entre os canais da marca, e sim interação, por isso, tire do caminho as barreiras que engessam a comunicação com o cliente e conte com a tecnologia para estreitar esses caminhos. A grande sacada para estar à altura deste consumidor empoderado é estar ciente das mudanças e fazer o impossível para acompanhá-las.

Andressa Collin_
COO da Base em Tecnologia

Confira este artigo e outros conteúdos na revista Conexão Varejo de dezembro. Clique aqui.