ARTIGO | Um cenário diferente

O Brasil, depois de dois anos sofríveis, conseguiu em 2017 reverter a recessão. O ano de 2018 surgia com o otimismo de um processo de recuperação cíclica, mas que, com um cenário externo favorável, poderia criar um ambiente propício para a eleição de candidatos com agendas reformistas

O Brasil, depois de dois anos sofríveis, conseguiu em 2017 reverter a recessão. O ano de 2018 surgia com o otimismo de um processo de recuperação cíclica, mas que, com um cenário externo favorável, poderia criar um ambiente propício para a eleição de candidatos com agendas reformistas. Entretanto, no final do primeiro trimestre, o cenário externo começou a virar. A alta nos títulos americanos e o aumento do risco geopolítico – que afetou o dólar e o preço do petróleo – provocaram a desvalorização do real, elevaram o risco-país e tornaram improváveis novos cortes na Selic. Se isso não fosse o bastante, em meados de maio, um grupo, aproveitando-se de um governo fraco, parou o Brasil e elencou uma pauta de reivindicações privadas, todas atendidas. O amplo apoio da população ao movimento funciona agora como combustível para discursos populistas nas vésperas de uma eleição-chave para o nosso amanhã. Ao mesmo tempo, os resultados obtidos pelos grevistas abriram caminho para que outros grupos, aproveitando-se da debilidade do governo, também requeiram benesses. Em ambos os casos, a sociedade brasileira sai perdendo. Essa mudança no cenário, todavia, não faz com que a economia se retraia em 2018, mas reduz sua expectativa de crescimento. O consumo das famílias pode ser afetado especialmente pela perda de confiança derivada dos últimos eventos. Nesse contexto, é imperativo o esforço de venda por parte do varejo. Entender o consumidor e atender a suas expectativas nunca foi tão necessário como agora. Não podemos deixar o Brasil parar!

Patrícia Palermo
Economista-chefe da Fecomércio-RS

Gostou desse conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais