ARTIGO | Unidos pelas lojas

Diminuir as distâncias entre lojistas, contadores e o Sindilojas Porto Alegre é fundamental para o desenvolvimento do setor

No setor varejista, o bom relacionamento é muito importante. E não é somente entre lojas e clientes ou entre as pessoas da equipe. Para uma boa gestão, é essencial uma relação construtiva entre lojistas, contadores e a entidade que representa legalmente essas empresas: o Sindilojas Porto Alegre, no caso de comércios da Capital. Como contadora, percebo que muitas vezes há certa dificuldade para que alguns empresários compreendam os pormenores da contabilidade, por isso, iniciativas que promovam debates e que aproximem todas essas partes são fundamentais para que todos falem a mesma língua. A iniciativa Café com Contadores, que reuniu um grupo de profissionais na sede do Sindilojas Porto Alegre recentemente, foi uma maneira efetiva de estimular essa aproximação. No encontro, pudemos conhecer os benefícios que a Entidade mantém em favor dos seus associados e conhecer os reais ganhos que as lojas têm em se manter vinculadas.

Ao nos aproximarmos do Sindilojas Porto Alegre, também ficamos mais perto dos nossos clientes lojistas, por sabermos de facilidades que nós mesmos podemos intermediar, como a possibilidade de ligar para o setor Jurídico em busca de auxílio. Neste novo cenário, em que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória, é importante sabermos o que é de fato custo e o que é investimento. No caso de taxas que se revertam em benefícios para quem paga – como o valor da mensalidade associativa à Entidade cobrada das lojas –, basta estudar um pouco para entender que se trata de um investimento, pois muitos serviços são oferecidos em troca. A maioria dos empresários sempre perguntam se as taxas cobradas são obrigatórias. E, se não for, não querem pagar. Mas cabe a nós, profissionais da área contábil, orientarmos nossos clientes sobre o que está por trás de cada cobrança e, juntos, tomarmos a melhor decisão. Ao Sindilojas Porto Alegre, na minha opinião, compete manter este esforço constante de aproximação em favor dos lojistas, para que todas as partes deste triângulo caminhem na mesma direção.

Lilia Teresinha Heck

Contadora da Assplacon Assessoria Contábil

Gostou deste conteúdo? Ele faz parte da deste mês da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!