As bases da liderança

As pessoas quando falam em líder, pensam em alguém carismático, incentivador, que leva seus liderados a alcançarem patamares muito além do que estes mesmos imaginavam ser capazes.

E é verdade, um líder verdadeiro consegue resultados incríveis através das pessoas.

Mas, a questão é: de onde vem essa expertise dos líderes? Por que as pessoas seguem alguém?

Me aprofundando no assunto, junto com outros estudiosos, verificamos que as bases da liderança, estão alicerçadas sobre:

1 – CONHECIMENTO: as pessoas seguem um líder pelo conhecimento que ele possui. Fica complicado ter liderados competentes se não somos capazes de ajudá-los a resolver os problemas, ou, se eles não veem em nós uma fonte de sabedoria, de inteligência, que, mesmo não operacionalmente, têm respostas e caminhos a indicar.

2 – AMOR ÀS PESSOAS: Outra fonte fantástica de liderança é o amor que temos pelas pessoas. Quem vê em nós um ser humano, que se preocupa com os outros, nos segue. O líder que mostra às pessoas que elas são importantes na organização, e abre-se ao diálogo, ouvindo e tentando ajudar o ser humano que trabalha com ele, ganha espaço na mente e no coração dos liderados, que irão segui-lo pelo amor que ele demonstra, e, como sabemos, não há nada mais forte que o amor. Quando falamos amor, nos referimos a respeito, consideração, apreço, humildade para ouvir e orientar, cuidado e disponibilização de progresso.

3 – RESULTADOS: claro que as pessoas nos seguem pelos resultados. Às vezes o líder não tem tanto conhecimento, não demonstra tanto amor ao próximo, mas, seus resultados falam por si só, então, quando ele abre a boca para pedir, para orientar, para comandar, as pessoas o ouvem. Assisti a uma palestra do Oscar, o mão santa. Como palestrante, ele não tem as habilidades dos renomados palestrantes, como performance de palco, domínio da plateia. Mas, alguém duvida quando ele fala sobre equipes, força de vontade, garra? Claro que não, seus resultados falam por ele.

Portanto, você que é líder, precisa ter, pelo menos, uma dessas bases para que sua liderança seja autêntica, e que traga os resultados que a organização busca. Se tiver as três, ninguém segura você e equipe.

Sobre o tema Liderança, o Sindilojas Porto Alegre irá realizar o workshop “Metas: Como alcançá-las?” no dia 2 de maio, das 18h30min às 22h30min. Clique aqui para saber mais sobre o workshop.