“As dancinhas e ‘trends’ vieram para mostrar que se pode construir algo criativo e informativo”, afirma Elifas Vargas

Criador de conteúdo e sócio-fundador da Kreativ – Marketing, Design e Multimidia Digital abordou a importância dos vídeos no marketing digital do varejo.

Foto: J.A. Produções

O marketing digital para o varejo foi um dos principais temas debatidos durante o Congresso Brasileiro do Varejo, que integra a programação da 9ª Feira Brasileira do Varejo. Elifas de Vargas, criador de conteúdo e sócio-fundador da Kreativ – Marketing, Design e Multimidia Digital, que se apresentou no segundo dia de evento, trouxe reflexões importantes na palestra Reels, Short e Tik Tok: a importância dos vídeos no marketing digital para o varejo. “É necessário entender que o vídeo se faz essencial pela conexão com as pessoas”, disse.

Segundo Elifas, nunca se teve uma oportunidade tão grande de alcançar as pessoas como agora. “Em dois anos, evoluímos o equivalente a oito vezes em relação à inclusão digital” afirmou. O especialista explicou que o sucesso do Tik Tok se dá devido ao sentimento de pertencimento que a ferramenta provoca nas pessoas, pois todos estão incluídos em um mesmo ambiente, participando das mesmas ‘trends’. “O empreendedor tem que entender o que o cliente está fazendo. O movimento das pessoas está mudando. O mais importante hoje não é ganhar likes. O tráfego pago é mais importante e isso se dá por anúncios”, ressaltou.

Outro ponto destacado é o que se usa para a criação de conteúdos. Atualmente, vale mais a estratégia para a divulgação de um vídeo do que o equipamento que será utilizado para a criação do mesmo. “Temos equipamentos ótimos e não estamos sabendo utilizar. Precisamos aproveitar essa facilidade que temos nas mãos”, reforçou, lembrando que os vídeos atingem os jovens das Gerações Z e Alpha, que representarão 50% do poder de compra até 2030.

Além disso, foi abordado o mito de que o Facebook havia acabado. “Durante a pandemia, essa foi a rede que mais cresceu. O público acima de 34 anos foi o que mais ingressou nessa rede social nos últimos dois anos”, revelou, explicando que é importante o empreendedor identificar em quais canais o público dele está: “Não adianta focar no Instagram porque o dono do negócio usa essa rede social, se o cliente dele está no Facebook.” De acordo com Elifas, para criar um bom conteúdo, o material precisa ser composto de uma boa parte de diversão e de outras partes pequenas de conteúdo e inspiração. “As dancinhas e ‘trends’ vieram para mostrar que se pode construir algo criativo e informativo. Porém, tudo tem que estar dentro do posicionamento do negócio”, disse, chamando a atenção para a importância de saber qual é o posicionamento do negócio junto ao mercado.

Tráfego pago, planejamento, frequência e uma fórmula básica para construir um bom vídeo para as redes sociais também ganharam destaque na fala de Elifas. Por fim, o palestrante elencou algumas dicas para quem quer investir no marketing digital:

  • Usar o digital;
  • Investir em tráfego pago;
  • Criar uma narrativa própria (storytelling);
  • Metaverso, no cenário de hoje, é uma preparação para o virtual;
  • Se atualizar e fazer testes diariamente;
  • Utilizar os recursos da região do negócio, como os influenciadores digitais que se encontram aos arredores;
  • O vídeo é a nova vitrine, mas há vários tipos de mídias dentro de um mesmo canal para divulgá-lo. É preciso entender qual é o mais adequado para cada negócio;
  • Menos é mais;
  • Reforçar a presença digital: quem não é visto, não é lembrado!

 

Saiba mais sobre varejo e redes sociais! Confira a cobertura da palestra de Dudu Carvalho, CEO do Transformando Likes em Vendas, durante a 9ª FBV.

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