Atendimento é um dos fatores que mais influencia na concretização de uma compra

O cliente entrou na loja, e agora? Como você vai abordá-lo? Cuidado! Você pode perder uma ótima venda por descuido, por sorrir demais ou até por não sorrir. A verdade é que lidar com pessoas requer uma grande atenção. É preciso captar e entender as necessidades do cliente já na primeira troca de olhares e palavras.

Ao entrar em uma loja todo mundo espera receber um bom atendimento, independente se for comprar ou não, sendo este um diferencial que contribui no impulsionamento das vendas.  É o que revela a pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e a CDL POA, que revelou que 75% dos compradores já deixaram de efetuar uma compra devido à falta de atendimento.

É necessário ser acessível, ser sincero e educado. Forçar um sorriso ou mudar o atendimento só porque a compra não será efetuada pode resultar em uma péssima imagem para a sua loja.

O estudo também identificou quatro estilos de atendimento mais percebidos entre os clientes e descobriu que: 39% dos entrevistados considera o atendimento eficiente; 32% avalia como bipolar (começa bem, mas não tem um bom desfecho se a compra não for efetivada); e quase um terço da amostra, 29%, como forçado, sem noção ou desinformado.

Neste dia 15 comemora-se o Dia do Cliente, sendo esta uma boa oportunidade para as equipes repensarem seus planejamentos e abordagens, contribuindo para o crescimento das vendas.

O levantamento, elaborado pela Vitamina Pesquisa, foi realizado a partir de entrevistas com 300 participantes, homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, das classes A, B C, D e E.