Atitudes fundamentais para quem deseja ser campeão em vendas

Ser cortês e fazer com que o cliente se sinta bem-vindo e respeitado é essencial

Aumentar as vendas, o faturamento e também o lucro são alguns dos objetivos das empresas. Em tempos de crise econômica, esse caminho, que já é repleto de desafios, ganha mais obstáculos, onde se destaca a diminuição do poder de compra de clientes e consumidores.

Esta é uma época propícia para se rever os processos da organização, especialmente na gestão da equipe de vendas, pois o vendedor é um importante agente de mudança e na realização das metas financeiras. "Este profissional precisa ter uma atuação orientada para o mercado, na qual ele passa a agir como um consultor estratégico do cliente e está na linha de frente da construção de relacionamentos estáveis e duradouros com este público. Ele contribui fortemente para a coordenação das ações e controle dos resultados da empresa", explica o consultor de empresas e professor da FGV Randes Enes.

O vendedor de hoje deve contar com plataformas de TI, como a de CRM – Customer Relationship Management, a fim de identificar grupos de clientes e consumidores e formatar o planejamento para os principais, tendo em vista os que são os clientes de maior potencial (CMP; e os que são os clientes de maior valor (CMV). "O setor de vendas deve atuar integrado ao departamento de Marketing, para juntos analisarem as oportunidades e ameaças, e também com o telemarketing ou atendimento ao consumidor, que servem como termômetros para avaliar a satisfação", completa Randes.

Além deste alinhamento com a organização, o especialista indica as seis atitudes fundamentais dos campeões de vendas:

1. Cortesia: a habilidade de fazer com que o cliente se sinta bem-vindo e respeitado, criando um clima ideal para vender.

2. Exclusividade: o grau de cuidado e atenção individual que o vendedor dedica aos clientes, transmitindo a percepção de atendimento exclusivo, motivando-os a retribuir com a compra.

3. Comprometimento: a capacidade de fornecer sempre o que foi prometido e com exatidão, transmitindo confiança e respeito profissional.

4. Competência: o conhecimento que o profissional demonstra ter para os clientes; e sua capacidade de transmitir confiança e credibilidade, possibilitando avançar que permitam vendas adicionais.

5. Solução rápida: a disposição em ajudar os clientes de imediato para aproveitar o impulso de compra e também na resolução de possíveis problemas.

6. Integridade: a habilidade de deixar claro para os clientes e consumidores, que eles podem contar e confiar no profissional, criando a condição para a fidelização.

 

Fonte: Administradores

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