Aumento da inflação e desemprego preocupa gaúchos

Pesquisa aponta que a população do RS tem previsão negativa para a economia nos próximos meses.

Com o aumento dos combustíveis e da energia elétrica somados aos cortes feitos pelo governo Federal e Estadual, a população do Estado está bastante pessimista ou temerosa no que diz respeito à economia do Rio Grande do Sul e do País. É o que indica o levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa de Opinião, IPO, sobre a percepção dos gaúchos sobre a economia.

Para 77,3% dos gaúchos, o aumento da inflação nos próximos meses já é esperado, enquanto outros 68% acreditam que em breve haverá também aumento do desemprego. O efeito colateral destas previsões é a mudança no comportamento de compra e hábitos de consumo das famílias, que passam a separar o que é supérfluo dos bens que são realmente necessários e até mesmo a repensar o consumo de bens duráveis e financiamentos.

Outro item avaliado pela pesquisa foi o aumento dos preços em relação ao valor da renda mensal. 91,7% da população gaúcha afirma que sente o aumento dos preços no consumo do mês e que já não consegue comprar os mesmos itens no supermercado ou nas lojas, pois há disparidade entre o aumento dos salários e das mercadorias.

A situação reflete também no endividamento dos gaúchos. 34,7% dos entrevistados afirma que contraiu mais dívidas nos últimos meses. Os mais impactados com dívidas englobam a chamada classe C, cuja renda familiar é de até R$ 3.900,00, valor que corresponde a 5 salários mínimos. O endividamento dessa categoria está associado ao maior uso do cartão de crédito, financiamento de bens de consumo duráveis e imóveis ou até mesmo a tomada de empréstimos.