Aumento de preços em Porto Alegre tem desaceleração e inflação fica em 0,23%

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 0,23%, na apuração realizada na segunda semana de agosto de 2008. O resultado, segundo os dados…

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 0,23%, na apuração realizada na segunda semana de agosto de 2008. O resultado, segundo os dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi 0,42 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na primeira semana de agosto (0,65%).

Conforme a análise do economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas, Marcio Fernando Mendes da Silva, quatro das sete classes de despesa componentes do índice tiveram desaceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos Alimentação e Transportes, cujas taxas passaram de 1,12% para -0,21%, e de 0,26% para 0,03%, respectivamente.

Para Silva, a análise desse resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Despesas Diversas; 0,86%, Habitação; 0,74% e Saúde e Cuidados Pessoais; 0,47%. Sinaliza ainda que se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Educação, Leitura e Recreação; 0,09%, Transportes; 0,03%, Vestuário; -0,01% e Alimentação; -0,21%.

Na comparação com as outras seis capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas, Porto Alegre teve a segunda menor variação do IPC-S (0,23%), atrás somente do Rio de Janeiro (0,15%). A maior inflação foi apontada em Belo Horizonte, onde o índice variou 0,60%.

Veja também

    Noticias

    O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido

    Veja mais
    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais