Autenticidade e vitalidade são alguns dos segredos das marcas de sucesso

Diretor do GadRetail, Leonardo Araújo, falou sobre marcas no Café com Lojistas, do Sindilojas Porto Alegre, e revelou alguns passos de como pode ser construída a experiência, fator indispensável para o…

Diretor do GadRetail, Leonardo Araújo, falou sobre marcas no Café com Lojistas, do Sindilojas Porto Alegre, e revelou alguns passos de como pode ser construída a experiência, fator indispensável para o desenvolvimento do varejo.

“Construção de marca é um processo integrado e contínuo”. Com essa afirmação, Leonardo Koboldt de Araújo, arquiteto e diretor executivo do GadRetail, consultoria de branding, inovação e design com sede em Porto Alegre e São Paulo, iniciou a palestra “Retail Experience Design”, na edição de junho do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre. Leonardo frisou a importância da autenticidade e vitalidade das marcas para que conquistem sucesso.

De acordo com Araújo, os desafios que o varejo encontra para permanecer crescendo passam pela busca e, consequente acerto, do conceito da marca para que ela seja valorizada, uma eficiente comunicação expressiva e a criação de experiências aos consumidores. Araújo lembrou que muitas das transformações no varejo são direcionadas pela construção de quatro fatores externos, que são eles: condições econômicas, movimento demográfico, comportamento do consumidor e inovação tecnológica. “Esses itens têm mudado o varejo e precisam ser vistos com atenção pelos lojistas. As pessoas querem muito mais que produtos e serviços, elas querem experiências. E as marcas são experiências que devem ser construídas no dia a dia. É preciso customizar o processo”, disse.

Araújo lembrou que o varejo é dinâmico e com o atual cenário virtual em que vivemos é preciso entender ainda mais o consumidor. O arquiteto comentou os seis itens que inspiram o varejo atualmente. “Autenticidade, conexão, convergência, novo consumidor, competição e sustentabilidade. Essas são as chaves para qualquer marca crescer e permanecer no mercado”, afirmou. Em sua exposição, Araújo também revelou os passos para a construção da experiência, fator indispensável para as marcas. “Todas as marcas precisam ter e valorizar sua história para seguir adiante e ter essência”, explicou. Os outros passos ditos por ele são: posicionamento no mercado, mood, que é o conjunto de arquétipos e imagens que diferem como as marcas se posicionam, design language e design de ambiente.

Araújo finalizou sua exposição apresentando cases de sucesso baseados na construção de marca e citou empresas que são referências mundiais no assunto. Para ele, a Amazon, que iniciou uma revolução do e-commerce, o Google, que simplificou a busca, o Facebook, que popularizou o que as pessoas gostam, e a Apple, que criou um sistema completo de serviços e ofertas, definem o novo varejo. “Essas marcas servem como reflexão para entender o segmento nos próximos anos”, conclui.

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