Banco Central não descarta novos aumentos da Selic

O aumento do grau de incerteza e as restrições ao crédito influenciaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o processo de elevação dos juros na semana passada. Mesmo assim,…

O aumento do grau de incerteza e as restrições ao crédito influenciaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o processo de elevação dos juros na semana passada. Mesmo assim, futuras elevações da taxa básica juros (Selic), mantida em 13,75%, não devem ser descartadas. É o que revela a análise da ata da reunião, divulgada oficialmente ontem.

Três alertas fazem parte do documento: ainda persiste o descompasso entre oferta e demanda, os sinais de impactos da crise financeira na inflação são contraditórios e o Banco Central (BC) mantém a decisão de trazer a inflação para 4,5%, o centro da meta definido para 2009. O IPCA, índice oficial de inflação, está em 6,25% nos últimos 12 meses encerrados em setembro.

Na ata, o Copom reconhece que a crise pode desacelerar o ritmo da economia nacional, sendo uma espécie de dose adicional de política monetária sem ingerência do BC. Em tese, isso ajudaria no esforço contra a inflação pelo fato de o Copom entender que o nível de atividade interna não pode continuar no ritmo que está, sob pena de dar mais combustível à alta nos preços. Por outro lado, a crise, sobretudo por conta da desvalorização do real, pode gerar maior pressão inflacionária no curto prazo, criando dificuldades adicionais para a gestão da política monetária. A preocupação com a alta dos preços está expressa na ata quando a diretoria afirma que a “estratégia adotada pelo Copom visa a trazer a inflação de volta à meta central de 4,5% já em 2009”.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades das obras no Centro até o dia 14/06

    Veja mais
    Noticias

    Associados do Sindilojas Porto Alegre tem opção de consultoria contábil gratuita

    Veja mais