Banrisul lança nova tecnologia para emissão da Nota Fiscal Eletrônica ao consumidor

O Banrisul apresentou nesta terça-feira (16), uma tecnologia inovadora que emite notas fiscais eletrônicas para o consumidor e, ao mesmo tempo, efetua a operação de pagamento com cartões de crédito e…

O Banrisul apresentou nesta terça-feira (16), uma tecnologia inovadora que emite notas fiscais eletrônicas para o consumidor e, ao mesmo tempo, efetua a operação de pagamento com cartões de crédito e débito, cheque ou dinheiro. O lançamento da nova tecnologia ocorreu na sede do Banco, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, do secretário estadual da Secretaria da Fazenda, Odir Tonollier, do diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, além de diretores e representantes das empresas e áreas envolvidas com o projeto.
De acordo com Túlio Zamin, o novo produto oferece uma vantagem competitiva para a rede de máquinas da Vero. “A tecnologia traz inovação e conforto para as operações de compra e venda no comércio gaúcho, além da segurança e estabilidade”, frisou.

Para o secretário estadual da Fazenda, o lançamento da solução tecnológica valoriza o Banrisul como instituição financeira de ponta no cenário nacional. “O produto, que é inovador, irá beneficiar, principalmente, o pequeno comerciante, na emissão da nota fiscal eletrônica ao consumidor”, salientou Odir Tonollier.

A TECNOLOGIA

A tecnologia utiliza o equipamento POS VERO NFC-e, que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas para o consumidor diretamente no POS, ao mesmo tempo em que permite efetuar transações de pagamento com cartões de débito e crédito, cheque ou dinheiro.
Essa tecnologia utiliza um software desenvolvido em parceria com as empresas VeriFone e 3ia, oferecendo aos varejistas um sistema que permite ao estabelecimento adequar-se à nova legislação estadual (Decreto nº 51.245 de 05/03/2014), que prevê a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), em substituição aos cupons emitidos pelas impressoras fiscais. As empresas do varejo têm prazo de dois anos para adequar-se à nova legislação.

BENEFÍCIOS AO LOJISTA E CONSUMIDOR

O projeto NFC-e é uma solução totalmente eletrônica para os atuais cupons fiscais. Caso o consumidor prefira imprimir, receberá o documento com QR-Code, contendo os dados fiscais da compra.
Já o comércio varejista (pequeno, médio ou grande porte), que vende diretamente ao consumidor, terá o beneficio de emitir um único documento na máquina de POS VERO NFC-e, sem a necessidade de outro equipamento para registrar e imprimir o cupom fiscal. Isso vai reduzir os custos de impressão e de tecnologia, eliminar a necessidade de dois tipos de máquina (uma para registrar os dados fiscais e outra para o pagamento em cartão), além de dar flexibilidade para o lojista que utiliza o POS como caixa de pagamento móvel. O sistema também permite que a compra seja paga por meio de cartões, cheque ou dinheiro na mesma máquina POS que emite a nota fiscal.

PARA ADQUIRIR O NOVO SISTEMA

Para o novo sistema é necessário um terminal de POS (máquina de cartão da VERO), conectado à internet, e o Certificado Digital do estabelecimento, que deve ser solicitado junto ao Banrisul. Para obter a nova tecnologia POS VERO NFC-e, os comerciantes deverão procurar uma agência do Banrisul. Inicialmente, o novo sistema será disponibilizado para a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais