Biografia de A. J. Renner será lançada segunda-feira (12)

Gunter Axt e Eduardo Bueno apresentam livro sobre idealizador das lojas Renner

Dia 12 de agosto, segunda-feira, será lançada a obra “A.J. Renner – Capitão de Indústrias”. O projeto do historiador Gunter Axt e do jornalista Eduardo Bueno, com coordenação editorial e pesquisa iconográfica de Fernando Bueno, traz a trajetória do idealizador das lojas Renner, atualmente uma das maiores redes de lojas de departamento do País.

O “Capitão de Indústrias” foi membro-fundador e presidente do Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul, que mais tarde deu origem à Fiergs, e da Federasul. Até mesmo a vida social do Estado teve participação ativa de A.J., sócio-fundador do Country Club e com relação direta com o surgimento do Leopoldina Juvenil. Ao longo da sua vida, engajou-se nas campanhas do Rotary Club e participou de congressos das associações comerciais e industriais de todo o território nacional. O livro também mostra as mudanças políticas, sociais e econômicas do Rio Grande do Sul até a década de 1960, mais especificamente, 1966, ano da morte de Antônio Jacob Renner.

O trabalho de pesquisa para a realização da obra incluiu inúmeros depoimentos, além de documentos de acervo particular, cedidos pelos descendentes de A. J. Renner. Também, contou com a contribuição de importantes nomes do empresariado, tais como José Galló e Jorge Gerdau Johannpeter.