Blitz Geração Varejo seleciona candidatos

Sindilojas cadastra até sábado interessados em atuar na região Metropolitana

Desde ontem ocorre a Blitz Geração Varejo, na Praça XV, no Centro da Capital. A iniciativa do Sindilojas Porto Alegre cadastra até o próximo sábado interessados em trabalhar no setor de varejo de Porto Alegre e de Alvorada, na região Metropolitana.

São oferecidas 40 vagas efetivas em lojas conveniadas à entidade localizadas nos dois municípios. As duas primeiras pessoas que ocuparam a fila para se candidatar a empregos na manhã de ontem foram Janaína Silveira dos Santos, 34 anos, e Edleuza de Souza, 44. Ambas têm experiência na área e estavam animadas com a chance de trabalhar no comércio novamente.

Segundo a psicóloga Cibele Buttierres Loreto, que faz a triagem dos interessados, após o cadastro, as pessoas passam por uma dinâmica de grupo e por uma entrevista individual. Depois desse processo, os selecionados podem fazer um curso de qualificação, ministrado pelo Senac. As aulas ensinam noções da área e têm duração de um dia.

Os critérios para a seleção são experiência e postura. “Já aconteceu de algumas pessoas tirarem os sapatos durante a entrevista, por exemplo”, salientou a psicóloga. Cibele aconselha que os trabalhadores vistam roupas discretas, falem pausadamente e usem maquiagem leve. Segundo ela, há muitos candidatos, mas poucos são qualificados.

Os candidatos passam a integrar o banco de dados acessado por cerca de 1,6 mil lojistas, dos 18 mil conveniados ao Sindilojas, em Porto Alegre e Alvorada. O salário oferecido aos trabalhadores varia de R$ 730,00 – piso da categoria – a cerca de R$ 8 mil, que é o que ganha um gerente de loja de carros, por exemplo.

Há espaços para vendedor, caixa, auxiliar administrativo, gerente de loja, gerente de logística, auxiliar de serviços gerais e estoquista. O programa funciona desde maio. Devido à demanda, foi criada a “blitz” para aumentar o banco de dados. O mutirão ocorre das 9h às 18h.