Boas notícias para o varejo nos próximos meses

De acordo com o IAV-IDV, a expectativa é de que as vendas de fevereiro aumentem 6,1%, e as de março 6,2%

O estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) estima que as vendas no varejo voltem a aumentar, nos meses de fevereiro e março.

Só o segmento de bens não-duráveis, por exemplo, deve registrar a maior alta no mês que vem, com previsão de 11,2%. Para março, a estimativa é de que se mantenha os dois dígitos, com 10,1% de crescimento. O desempenho desta categoria teve o maior peso nas medições do IBGE e contribue entre 40% e 50% no índice da Pesquisa Mensal do Comércio.

Já a área de bens semi-duráveis, que vinha apresentando um desempenho mais comedido em relação aos não-duráveis tende a melhorar e retomar o crescimento ainda este mês. A projeção é de que haja uma expansão entre 4,1% e 8%, de dezembro de 2012 a março de 2013.

No geral, as estimativas para o setor varejista em 2012 não tiveram alterações significativas e o varejo deve apresentar um crescimento real de vendas superior a 2011 (+ 6,7%).

Na opinião do IAV, o varejo teve resultados satisfatórios em função da expansão do crédito, do mercado de trabalho e da renda. E para 2013 é esperado um melhor desempenho econômico brasileiro em relação ao ano passado, fator que deve estimular a atividade varejista no País.