Boletim Climático do Sindilojas Porto Alegre aponta tendências para os próximos meses do ano

Informações auxiliam os lojistas a planejarem seus estoques

Neste inverno tivemos poucos dias de temperaturas baixas, no entanto, para quem pensa que o frio já passou, está enganado. O Boletim Climático do Sindilojas Porto Alegre indica que no mês de setembro os termômetros tendem a cair e o frio deve surpreender, inclusive, com precipitação de geada. Além disso, o fenômeno El Niño faz com que o próximo mês tenha alta incidência de chuvas, o que vai se intensificar no período que vai de outubro a dezembro.

A primavera, que inicia no dia 23 de setembro, é um período de transição entre as principais estações do ano, em que no seu início tem características de inverno e ao final já tem dias padrões de verão. O alerta é para possibilidade de dias de calor muito intenso, com a marca ao redor ou acima dos 40ºC e outros de máximas menores. O que aumenta a tendência da Capital ter um número de temporais e chuvas rigorosas acima do normal. Por outro lado, nos últimos três meses do ano, a temperatura ficará muito acima da média. Em novembro e dezembro, à medida que começam as conhecidas chuvas de verão, iniciam também os temporais isolados de fim de tarde devido ao calor.

De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o clima influencia no comportamento do consumidor e no resultado das vendas. “Para os lojistas se programarem corretamente, fazer um planejamento de estoque e aumentar seus lucros, a Entidade disponibiliza a informação com antecedência e precisão sobre o que acontecerá com o tempo”, destaca.

O Boletim Climático é disponibilizado pelo Sindilojas Porto Alegre para os seus associados com o objetivo de auxiliar os lojistas a prepararem seus estoques de acordo com as alterações climáticas. Para informações completas sobre a previsão, o conteúdo na integra pode ser acessado na Central do Associado.