Bombeiros lançam força-tarefa para acabar com passivo de vistorias em Porto Alegre

A previsão do Comando do Corpo de Bombeiros é de atingir a meta estipulada em dez dias

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) constituiu uma força-tarefa para acabar com o passivo de vistorias e diminuir os prazos para a concessão do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), em Porto Alegre. Os trabalhos começam nesta terça-feira (4) e continuam até que seja eliminada toda a demanda represada.

A previsão do Comando do Corpo de Bombeiros é de atingir a meta estipulada em dez dias. Para o tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho, coordenador da força-tarefa, a iniciativa é fundamental para que se diminua também os prazos das análises de PPCI, reduzindo de forma significativa o prazo para a concessão de alvarás na capital. "A previsão linear do CBM para todo o estado é de 60 dias. Para aquelas localidades onde o número de processos é muito elevado, a corporação planeja ações desse caráter", explica.

Ao todo, 120 bombeiros atuarão em equipes, coordenadas por dez oficiais. O número de membros de cada equipe pode variar de acordo com as dimensões da estrutura vistoriada. As ações devem priorizar o emprego do efetivo em vistorias de edificações em toda a capital, resultando na concessão em larga escala do APPCI ou da Notificação de Correção de Vistoria.

As notificações de correções decorrem de deficiências nas edificações e/ou nas medidas de segurança contra incêndio. Alguns dos exemplos mais comuns que motivam a expedição dessas notificações são: extintores de incêndios com data de validade vencida, lacre rompido, despressurizados ou obstruídos; não compartimentação da edificação; sistema hidráulico (hidrantes) deficiente; irregularidade da central de gás; falta de certificado de treinamento de prevenção contra incêndio para pessoas que utilizam a edificação; falta de corrimão em escadas; rotas de saída de emergência obstruídas e falta de laudos.

Fonte: Governo do RS 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais