Brasileiros preferem produtos nacionais, mesmo que tenham de gastar mais

SÃO PAULO – Maioria dos brasileiros prefere comprar produtos nacionais, em detrimento dos importados, mesmo que para isso tenham de desembolsar um valor superior.

De acordo com levantamento realizado pela…

De acordo com levantamento realizado pela Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo) com 1 mil pessoas, entre os dias 20 e 31 de agosto, 62% preferem adquirir produtos fabricados pela indústria brasileira, mesmo que tenham de pagar mais. Por outro lado, 28% dos entrevistados afirmaram que, se tiverem de pagar um valor mais alto, não comprariam o produto brasileiro.

Preferências

O levantamento ainda revelou que, preferencialmente, 62% dos entrevistados buscam por produtos nacionais. Outros 32% são indiferentes quanto à nacionalidade do produto e apenas 3% buscam por produtos importados.

Em relação à qualidade dos produtos brasileiros, 28% dos entrevistados afirmaram que se satisfazem com os produtos nacionais. O custo satisfaz 12% dos entrevistados. Quando questionados se a qualidade e o custo os satisfazem de forma simultânea, 53% deram resposta afirmativa.

Por outro lado, os produtos de origem chinesa foram considerados de péssima ou de ruim qualidade por 30% dos entrevistados. Os coreanos também não foram bem avaliados, já que 27% dos entrevistados consideram os produtos de lá de péssima ou ruim qualidade.

No caso dos produtos produzidos aqui no Brasil, estes tiveram sua qualidade avaliada de forma péssima ou ruim por 2% dos entrevistados. Por outro lado, 50% dos entrevistados consideram os produtos brasileiros de ótima qualidade. Outros 32% consideram estes produtos de boa qualidade e 13% consideram regular.

Desta forma, os produtos brasileiros foram os mais bem avaliados pelos consumidores. Nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo, os produtos foram considerados de ótima qualidade para 26% e 27%, respectivamente, dos entrevistados.