Caem assaltos a joalherias

Os assaltos a shoppings, em especial a joalherias que se localizam dentro desses estabelecimentos, apresentaram uma redução de 100% em Porto Alegre e na região Metropolitana no comparativo de agosto e setembro. Os dados são do Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Brigada Militar.

No RS, a queda foi de 50%. Foram registrados seis assaltos a joalherias em agosto e três em setembro. No Estado, o ano em que ocorreram mais ataques a shoppings, tendo como alvo joalherias, foi o de 2009 – quando foram registradas 31 ocorrências. Em 2008, houve 24 e este ano, até o momento, 19. Em uma reunião, quarta-feira, entre a BM e administradores de shoppings, proprietários de joalherias e integrantes de empresas de segurança privada, foi feita uma avaliação das ações realizadas nos últimos 30 dias. Durante o encontro, foi apresentado ainda um estudo feito pela Agência Regional de Inteligência do CPC em relação aos fatores que contribuem para as ações dos assaltantes.

Um dos pontos salientados foi a valorização do ouro no mercado. “É um metal aceito em qualquer parte que serve como moeda corrente”, disse o coronel Paulo Stocker, do CPC. Após o primeiro encontro, em agosto, foram intensificadas as barreiras nas entradas de shoppings, o que a BM continua fazendo. Também foi realizado acordo com as empresas privadas de segurança para o repasse de imagens das câmeras de vigilância. “Assim, foi possível identificar e prender criminosos.” Na semana passada, os PMs prenderam dois suspeitos de terem participado de roubos na Capital. Na ação foram recuperadas 700 peças.