Café com Estudantes conta os bastidores do varejo para alunos do Colégio Júlio de Castilhos

O objetivo do projeto é mostrar que o varejo é oportunidade carreira e crescimento profissional. Em um bate-papo, alunos do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, também conhecido como Julinho, ouviram histórias e conheceram a trajetória dos lojistas Tarcisio Pires Morais (proprietário da Fechosul Macosul), Janice Paixão da Silveira (gerente da Ferragem Thony) e Fagner Maurício da Silva (instrutor de treinamento na Loja Elevato).

O Sindilojas Porto Alegre realizou nesta terça-feira (4) mais uma edição do Café com Estudantes, evento que aproxima os jovens ao interesse por empregos e empreendedorismo no comércio. O objetivo do projeto é mostrar que o varejo é oportunidade carreira e crescimento profissional. Em um bate-papo, alunos do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, também conhecido como Julinho, ouviram histórias e conheceram a trajetória dos lojistas Tarcisio Pires Morais (proprietário da Fechosul Macosul), Janice Paixão da Silveira (gerente da Ferragem Thony) e Fagner Maurício da Silva (instrutor de treinamento na Loja Elevato).

Tarcisio Pires Morais, da Fechosul Macosul, que também é Vice-Presidente de Relacionamento e Novos Negócios do Sindilojas Porto Alegre, contou sua trajetória no varejo e como transformou o seu negócio em uma rede de quatro lojas (três em Porto Alegre e uma em Viamão). Segundo ele, é imprescindível ser crítico em qualquer nicho de mercado, independentemente do setor onde queira atuar. “Vocês precisam ser críticos para tentar achar a melhor solução para tudo o que estiverem fazendo. Tenham vontade de estudar e se diferenciar, sejam criativos e não tenham medo. Enfrentem ele”, falou aos estudantes.

O proprietário da rede de lojas também comentou sobre a importância em buscar na internet exemplos inspiradores, dentro das áreas de afinidade de cada um. Como exemplo, citou o comediante e professor de criatividade, Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, que foi também palestrante da 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), realizada pelo Sindilojas Porto Alegre.

A gerente da Ferragem Thony, Janice da Silveira, também destacou a importância em estar em constante aprendizado e desenvolvimento para ocupar o seu espaço no mercado de trabalho: “Ninguém nasce sabendo, ninguém nasce com bagagem”. Ela também falou sobre como o conhecimento deve ser transmitido, especialmente em uma das áreas que ela atua, que é a de gerenciamento de pessoas. “Quando eu formar alguém melhor do que eu, meu dever estará cumprido”, afirmou.

Fagner Maurício da Silva, que é instrutor de treinamento na Loja Elevato, falou sobre a dedicação necessária para ser melhor no que faz, trabalhando no que se gosta: “Em qualquer carreira que vocês escolherem para trilhar, sejam os melhores. O mercado dá muitas oportunidades para quem se destaca”, explicou aos mais de 60 estudantes de uma das principais instituições de ensino do Rio Grande do Sul, o Julinho.

Alunos e professores destacam a importância do evento

A supervisora escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Patrícia H. dos Santos, afirmou que o Café com Estudantes ajudou a criar uma nova visão de segmento de atuação para os jovens estudantes: “Muitos dos que vieram não tinham conhecimento sobre o setor varejista e sobre as possibilidades de trabalho no comércio. Essa oportunidade ajuda a perceberem que esse segmento tem oportunidades para quem se dedicar”.

Para o aluno Paulo Gilberto Martins Júnior, do 3º ano do ensino médio do Colégio, o evento contribuiu para que os alunos tenham vontade de atuar novo varejo e percebam nele uma oportunidade não somente de entrada no mercado, mas de atuação de longo prazo como no setor.

Geração Varejo

A iniciativa faz parte do programa Geração Varejo, que também oferece a plataforma online de recrutamento Sindivagas POA. Esse é um canal para empresas anunciarem as suas vagas abertas e também para os candidatos se cadastrarem e candidatarem gratuitamente. Clique aqui e saiba mais!