Café com Lojistas abordou a identificação de talentos no varejo

O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta quarta-feira (12) mais uma edição do Café com Lojistas, que contou com a participação de Ricardo Mallet, diretor da UNANI.ME, empresa especializada em concepção e implementação de soluções em liderança. Ele falou sobre o tema Pessoas Certas para Atingir suas Metas, mostrando aos participantes que identificar talentos não é uma tarefa fácil, mas ter metas claras e pessoas capacitadas para atingi-las é cada vez mais importante para o desenvolvimento do negócio do lojista.

Um auditório lotado ouviu e interagiu com o palestrante, que utilizou exemplos para ilustrar os temas que abordou durante aproximadamente duas horas de bate-papo. De acordo com o palestrante uma das tarefas principais para qualquer empresário é fazer com que a equipe se engaje a ponto de gerar resultados para a empresa. “É preciso transformar intenção em meta”, explicou, ressaltando a importância da liderança no papel de impulsionador desse desafio.

Segundo Ricardo Mallet, existem alguns fatores que podem impactar negativamente o desempenho dos colaboradores das empresas. “Existem três características que acompanham o funcionário que não está rendendo: a falta de conhecimento, que promove o ‘não faço porque não sei fazer’, a falta de habilidade, que gera o ‘não faço porque não consigo fazer’, e a falta de atitude, que ocasiona o ‘não faço porque não quero fazer’. Para ele, é importante que o empresário perceba que o mais fundamental é garantir a atitude da pessoa em ser participativo, para que possa se aprimorar em qualquer ramo de atividade.

O palestrante explicou cada uma das quatro dominâncias cerebrais presentes no ser humano – racional, experimental, cuidadoso e sensitivo – e como elas interferem nas atitudes dos colaboradores. Para ele, o ideal é que exista um equilíbrio entre eles e perceber qual é mais essencial para cada cargo de trabalho. “Tomar decisões racionais sem levar em consideração o impacto humano, ou o contrário, pode trazer resultados ruins em médio e longo prazo”, afirmou.

Mallet também enfatizou que não existe resposta certa na hora de atrair e reter talentos dentro das empresas, mas que é possível diminuir as chances de erro de acordo com o perfil e cargo dos candidatos: “Use o melhor do perfil da pessoa e, caso queira desenvolver algum perfil em específico, se dedique por bastante tempo. Você vai conseguir desenvolver um pouco mais as características que são maléficas no seu desempenho”.

Acesse a palestra completa