Café com Lojistas apresenta a importância da internet para impulsionar negócios

Na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, o Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre teve a palestra de Claudia Palma da Silva, mestre em Comunicação Social e diretora da Agência Browse, que apresentou o tema “A internet como aliada do seu negócio”

Na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, o Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre teve a palestra de Claudia Palma da Silva, mestre em Comunicação Social e diretora da Agência Browse, que apresentou o tema “A internet como aliada do seu negócio”. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias de uso da Internet nos negócios e como utilizá-la com inteligência e estratégia.

De acordo a palestrante, nunca vivemos um momento tão expressivo em relação ao impacto dos negócios pela internet: “A internet móvel virou o jogo da relação entre as empresas e consumidores. Existem mudanças radicais, mas extremamente importantes, como as que acontecem no ambiente digital”. Para ela, existe uma nova cultura onde persiste o poder da mídia de massa, mas que é essencial uma atuação mais analítica para amplificar resultados.

Diante disso, Claudia explica que esse tipo de análise é mais importante do que a criatividade nas redes sociais. “É preciso analisar as métricas e interpretar a relação com o consumidor. Existe um conceito de ‘Jornada do Consumidor’, onde as marcas vão criando vínculos não necessariamente lineares com os clientes. Quem não atua nas redes sociais está perdendo dinheiro”, afirma.

Para o segmento varejista, Claudia é enfática: “não existe negócio que não está no Google”. Por isso, o setor precisa entender na prática que a internet não é um espaço apenas para anunciar, mas para ser um diferencial competitivo das empresas. “Há diversas ferramentas capazes de amplificar os negócios. O marketing online engloba SEO, email marketing, mobile adverting, blog, social network, entre outros. De qualquer forma, não bastam apenas boas ideias. É preciso otimizá-las”, explica.  Em relação a estas possibilidades, a palestrante dá a dica de procurar na internet tendências e resultados de buscas para embasas as atividades das empresas.

Segundo Cláudia, as mudanças no ambiente digital se baseiam em três pilares principais: convergência, cultura participativa e inteligência coletiva, onde todos os usuários são capazes de criar conteúdo e gerar informações. Esta nova construção cria a necessidade de construir marcas de verdade, onde existe mais empatia com os clientes. “Se isso for feito, não será vendida apenas a relação produto/preço, mas algo que tenha uma história e relação próxima ao consumidor”, finaliza.

Clique aqui para conferir o conteúdo da palestra.

Desenvolvimento de lojas – No dia 27 de outubro, a próxima edição do Café com Lojistas contará com a participação de Flávio Eduardo Martins, professor e coordenador da Educação Executiva da ESPM, que vai comandar um bate-papo sobre empreendedorismo. O tema do evento, que tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos participantes e mostrar alternativas para o desenvolvimento das lojas será “Expandir com novas lojas ou ampliar seu PDV?”. O encontro itinerante acontecerá na Acomac (Av. Manoel Elías, 2180 – Passo das Pedras), das 8h30 às 10h30. Para participar, envie um e-mail para cursos@sindilojaspoa.com.br.

Inscreva-se aqui no Café com Lojistas.