Café com Lojistas debate o comportamento de compra e venda

O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta quarta-feira (18) mais uma edição do Café com Lojistas, que desta vez teve como tema o comportamento de compra e venda dos consumidores e lojistas. A palestrante foi Suzana Carvalho, sócia-diretora da Reclab há 24 anos, que falou sobre esse assunto que é fundamental para criar as próximas estratégias de venda.

De acordo com a palestrante, nunca foi tão importante para o lojista estar próximo e entender o consumidor. “É preciso pensar o que mudou na cabeça do cliente. As empresas estão cheias de relatórios e informações, mas é essencial que elas sejam utilizadas e colocadas em prática. Se usar essas informações, é possível recuperar a confiança nas vendas, conquistando novos resultados”, afirmou.

As relações entre lojistas e clientes também têm mudado de uma forma cada vez mais ágil. É muito importante que os empresários estejam atentos às evoluções nas relações e no ambiente digital para que possam atender melhor: “Antes, era o vendedor que tinha a informação. Agora, o cliente chega na loja e sabe muito mais do que o cliente. O mundo mudou, o consumidor mudou e o vendedor precisa mudar também”.

Sobre o futuro do atendimento no varejo, Suzana explicou que o destino é testar novos modelos e novos formatos, com mudanças nos pontos de vendas e novas experiências de compra. “Inovar é pensar de novo. É repensar o propósito. Será que a empresa de vocês já encontrou sua alma e se conectou com a alma do consumidor?”.