Café com Lojistas desvenda as principais dúvidas tributaristas do varejo

Éderson Porto, dr. em Direito Tributário, participou do Café com Lojistas realizado no dia 19 de abril pelo Sindilojas Porto Alegre

“Vivemos um verdadeiro emaranhado tributário”. Foi assim que o doutor em Direito Tributário, Éderson Porto, definiu o sistema tributário brasileiro no Café com Lojistas realizado no dia 19 de abril pelo Sindilojas Porto Alegre. No evento, Porto esclareceu as dúvidas dos lojistas e apresentou os principais tributos e impostos que incidem sob o comércio varejista.

Segundo o palestrante, o principal desafio dos varejistas é ter a certeza de que estão fazendo o certo e pagando corretamente. “Muito se reclama sobre a alta carga tributária que existe no Brasil, mas pouco se debate a transferência de responsabilidade que a administração pública criou. Hoje, cabe ao contribuinte o dever de tributar e conferir se está atuando corretamente e o governo, tanto na esfera estadual quanto federal, só fiscaliza sem em nenhum momento orientar, esclarecer, guiar o contribuinte”, disse. 

Além de alertar e explicar as principais diferenças entre cada cobrança – como substituição tributária, mudanças do Simples Nacional, ICMS, diferencial de alíquota, encargos sob a folha de pagamento, taxas sob o e-commerce, entre outros – Porto afirmou: “Nós temos que ser protagonistas e exigir mudanças reais e definitivas no sistema tributário brasileiro”. Segundo ele, ao concluir, o contribuinte não pode continuar tendo uma alta carga tributária que só complica e atrasa o desenvolvimento do País sem obter nenhum retorno, tanto no que se refere ao acesso à serviços básicos (como saúde, educação e segurança) quanto a existência de um sistema simplificado e único de cobrança. “Não adianta o governo aumentar os impostos, que isso não vai resolver os problemas econômicos do País”, finalizou.

Inscreva-se no próximo Café com Lojistas

No dia 03 de maio, quarta-feira, acontecerá o próximo Café com Lojistas com a participação de Dulce Ribeiro, coach e consultora do Ecosocial. Com a palestra “Gestão de Pessoas: como lidar com a nova geração de consumidores Dulce, que é jornalista, especialista em Comunicação e Gestão Estratégica de Recursos Humanos, mestre em Antropologia das Organizações e professora da pós-graduação da ESPM, vai abordar de um jeito leve o tema para o desenvolvimento do varejo. O evento será realizado a partir das 8h30, no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234/9 ° andar) e está com inscrições abertas aqui. 

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais