Café com Lojistas Especial Pós FBV apresentou os destaques da Feira Brasileira do Varejo

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 09 de agosto, o Café com Lojistas Especial Pós FBV, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre. O evento apresentou os principais pontos que foram vistos durante a Feira Brasileira do Varejo. Três nomes que participaram da FBV foram convidados para abordar o assunto e mostrar como os lojistas podem colocar esse novo aprendizado em prática. Romulo Tevah, consultor empresarial na Bonsai Consultoria; Cris Ribas, diretora de varejo na Ribas Rinaldi Consultoria, e Silvia Rachewsky, superintendente do Shopping Gravataí, foram os responsáveis por resumir os principais destaques da FBV.

Romulo Tevah destacou a importância de aplicar tecnologias em todos os processos da loja, para melhorar a experiência de compra. “Esta FBV foi bastante tecnológica, com expositores apresentando produtos e palestrantes falando sobre o assunto. A tecnologia serve para reduzir os atritos existentes no processo do cliente, fazendo com que a compra seja mais rápida e bem-sucedida”, explica.

Além disso, Tevah enfatizou a necessidade de as lojas estarem presentes nas redes sociais, abrindo mais um canal de conversação com o cliente: “Se estamos o tempo inteiro nas redes sociais, como ainda existem empresas que não estão? Têm lojistas que não possuem redes sociais da loja por medo de ouvir críticas. Mas o que vale apontar é justamente o contrário: quando você recebe uma crítica online, você pode se defender e criar uma nova conexão com o cliente”.

Cris Ribas, por sua vez, explicou que as lojas cada vez mais precisam fazer coisas diferentes, encarando de frente os desafios, para se manterem competitivas: “Criar inovações a partir do problema, analisando-o e buscando gerar resultados é o caminho do sucesso. A resposta está dentro do próprio negócio”. Segundo Cris, o cliente não está mais interessado no preço, mas no valor do produto. “O que você não vende é o que você não é. Pensem nisso. Quanto mais a gente conhece o nosso cliente, mas envolvemos ele emocionalmente”, afirmou.

Já Silvia Rachewsky falou sobre a importância da liderança na gestão de equipes, um dos assuntos tratados nos paineis da Feira Brasileira do Varejo. Segundo ela, o papel do líder garante que objetivos das lojas sejam atingidos. “O bom líder motiva e proporciona um bom ambiente de trabalho, com confiança para entregar e integrar. Não adianta pegar fórmulas prontas. É importante trabalhar de forma verdadeira e proporcionar muita troca de informações”, explicou.

O próximo Café com Lojistas terá o tema Inbound Marketing e acontecerá no dia 23 de agosto, com palestra de Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia.