Café com Lojistas mostra os principais destaques da NRF Big Show 2016

Com a presença de quatro palestrantes, que participaram da NRF Big Show 2016, o Café com Lojistas, que aconteceu nesta quinta-feira (dia 03), abordou os principais destaques do evento que aconteceu em janeiro, em Nova Iorque. Os discursos ficaram por conta dos seguintes nomes: Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para os setores de comércio e serviços do Sebrae/RS; Romulo Tevah, consultor especialista em inovação para o varejo e sócio fundador da Bonsai Consultoria; Adriano Braga, diretor de estratégia da Upper Design, e Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindilojas Porto Alegre.

Com a presença de quatro palestrantes, que participaram da NRF Big Show 2016, o Café com Lojistas, que aconteceu nesta quinta-feira (dia 03), abordou os principais destaques do evento que aconteceu em janeiro, em Nova Iorque. Os discursos ficaram por conta dos seguintes nomes: Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para os setores de comércio e serviços do Sebrae/RS; Romulo Tevah, consultor especialista em inovação para o varejo e sócio fundador da Bonsai Consultoria; Adriano Braga, diretor de estratégia da Upper Design, e Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindilojas Porto Alegre.

Todos estavam de acordo quando o assunto é a presença digital por parte das empresas. Para os convidados, esse é um caminho que os varejistas não podem fugir. Quem não acompanha o avanço tecnológico tende a ficar para trás. Para Fabiano Zortéa, essa é uma discussão que nem devia existir. “Está superado o debate da importância dos meios digitais. Por um motivo óbvio, sempre que a gente precisa saber sobre um produto, consultamos no Google”, aponta.

Outro ponto colocado por Zortéa foi o diferencial que um estabelecimento pode ter, fugindo do tradicional. Por exemplo, buscando otimizar o tempo do cliente. Ele lembrou de uma visita a um supermercado durante a viagem, no qual, os produtos são agrupados por receita gastronômica. Desta forma, o consumidor não necessita procurar nas gôndolas alimento por alimento, mas sim pelo prato que deseja cozinhar.

Romulo Tevah seguiu a mesma linha de pensamento, vendo a tecnologia como um ponto forte para os empresários. Conforme o consultor, três pilares sustentam os varejos de sucesso: conectividade, engajamento e relacionamento. “É preciso coletar os dados dos clientes, criar ferramentas e entender o motivo deles saírem da loja sem comprar nada. Quem não tem condições de pagar por tecnologia, pode usar ferramentas acessíveis, como uma planilha de Excel, para anotar a opinião do consumidor”, explica.

O diretor de estratégia da Upper Design, Adriano Braga, trouxe um case mostrado na NRF Big Show 2016 que, segundo ele, merece estar em evidência: o Choice Hotels. A rede hoteleira supera as expectativas, pois foge do tradicional e busca oferecer o que o hóspede realmente busca. E, para isso, firma parcerias com negócios estratégicos, como o Uber para o deslocamento dos clientes. “É preciso aprender a conhecer o cliente e descobrir o que é relevante, o que ele realmente necessita e valoriza. Não adianta oferecer o que é irrelevante”, sugere Braga.

A última a contar sua experiência na feira internacional foi Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindicato. Com longa experiência na área, ela comentou sobre as visitas técnicas realizadas em diversos estabelecimentos e disse que o diferencial percebido está no atendimento da equipe de vendas com o cliente. “Varejo é dedicação. Não adianta vender o produto se o cliente e o funcionário não entendem a alma do negócio”, afirmou. Para Silvia, muito mais do que entregar quantidade para o consumidor, a tendência agora é oferecer qualidade. Contar uma história, ter uma causa e ser relevante para o seu cliente”, finalizou.

O próximo Café com Lojistas vai acontecer no dia 23 de março, no auditório da Faculdade Senac Porto Alegre – Campus 1 (Rua Coronel Genuíno 130 – Centro), a partir das 8h30. O evento contará com a palestra de Lucas Aronne Schifino, economista da Fecomércio/RS, que vai falar sobre Perspectivas do Varejo em meio à crise. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br ou pelo telefone 51 3025.8300. 

Confira o álbum com as fotos do evento no Facebook do Sindilojas Porto Alegre.

Para ver as apresentações completas dos palestrantes, clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Nota de Apoio ao Projeto de Lei n.º 6005/2023

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Edição da Palestra Especial será na segunda-feira, 11 de novembro

    Veja mais
    Noticias

    Playground de adultos: organização, um nicho de mercado

    Veja mais
    Noticias

    Desconto e promoção são os diferenciais da Black Friday, dizem os consumidores

    Veja mais