Café com Lojistas mostra os principais destaques da NRF Big Show 2016

Com a presença de quatro palestrantes, que participaram da NRF Big Show 2016, o Café com Lojistas, que aconteceu nesta quinta-feira (dia 03), abordou os principais destaques do evento que aconteceu em janeiro, em Nova Iorque. Os discursos ficaram por conta dos seguintes nomes: Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para os setores de comércio e serviços do Sebrae/RS; Romulo Tevah, consultor especialista em inovação para o varejo e sócio fundador da Bonsai Consultoria; Adriano Braga, diretor de estratégia da Upper Design, e Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindilojas Porto Alegre.

Com a presença de quatro palestrantes, que participaram da NRF Big Show 2016, o Café com Lojistas, que aconteceu nesta quinta-feira (dia 03), abordou os principais destaques do evento que aconteceu em janeiro, em Nova Iorque. Os discursos ficaram por conta dos seguintes nomes: Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para os setores de comércio e serviços do Sebrae/RS; Romulo Tevah, consultor especialista em inovação para o varejo e sócio fundador da Bonsai Consultoria; Adriano Braga, diretor de estratégia da Upper Design, e Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindilojas Porto Alegre.

Todos estavam de acordo quando o assunto é a presença digital por parte das empresas. Para os convidados, esse é um caminho que os varejistas não podem fugir. Quem não acompanha o avanço tecnológico tende a ficar para trás. Para Fabiano Zortéa, essa é uma discussão que nem devia existir. “Está superado o debate da importância dos meios digitais. Por um motivo óbvio, sempre que a gente precisa saber sobre um produto, consultamos no Google”, aponta.

Outro ponto colocado por Zortéa foi o diferencial que um estabelecimento pode ter, fugindo do tradicional. Por exemplo, buscando otimizar o tempo do cliente. Ele lembrou de uma visita a um supermercado durante a viagem, no qual, os produtos são agrupados por receita gastronômica. Desta forma, o consumidor não necessita procurar nas gôndolas alimento por alimento, mas sim pelo prato que deseja cozinhar.

Romulo Tevah seguiu a mesma linha de pensamento, vendo a tecnologia como um ponto forte para os empresários. Conforme o consultor, três pilares sustentam os varejos de sucesso: conectividade, engajamento e relacionamento. “É preciso coletar os dados dos clientes, criar ferramentas e entender o motivo deles saírem da loja sem comprar nada. Quem não tem condições de pagar por tecnologia, pode usar ferramentas acessíveis, como uma planilha de Excel, para anotar a opinião do consumidor”, explica.

O diretor de estratégia da Upper Design, Adriano Braga, trouxe um case mostrado na NRF Big Show 2016 que, segundo ele, merece estar em evidência: o Choice Hotels. A rede hoteleira supera as expectativas, pois foge do tradicional e busca oferecer o que o hóspede realmente busca. E, para isso, firma parcerias com negócios estratégicos, como o Uber para o deslocamento dos clientes. “É preciso aprender a conhecer o cliente e descobrir o que é relevante, o que ele realmente necessita e valoriza. Não adianta oferecer o que é irrelevante”, sugere Braga.

A última a contar sua experiência na feira internacional foi Silvia Rachewsky, lojista e consultora do Sindicato. Com longa experiência na área, ela comentou sobre as visitas técnicas realizadas em diversos estabelecimentos e disse que o diferencial percebido está no atendimento da equipe de vendas com o cliente. “Varejo é dedicação. Não adianta vender o produto se o cliente e o funcionário não entendem a alma do negócio”, afirmou. Para Silvia, muito mais do que entregar quantidade para o consumidor, a tendência agora é oferecer qualidade. Contar uma história, ter uma causa e ser relevante para o seu cliente”, finalizou.

O próximo Café com Lojistas vai acontecer no dia 23 de março, no auditório da Faculdade Senac Porto Alegre – Campus 1 (Rua Coronel Genuíno 130 – Centro), a partir das 8h30. O evento contará com a palestra de Lucas Aronne Schifino, economista da Fecomércio/RS, que vai falar sobre Perspectivas do Varejo em meio à crise. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br ou pelo telefone 51 3025.8300. 

Confira o álbum com as fotos do evento no Facebook do Sindilojas Porto Alegre.

Para ver as apresentações completas dos palestrantes, clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais