Câmara Temática de Promoção Comercial nomeia equipe técnica

A Câmara Temática da Promoção Comercial para a Copa 2014 – coordenada pelo titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein – nomeou uma comissão técnica para organizar o desenvolvimento econômico de Porto Alegre, em vista da realização do Mundial. Formada através da portaria da Smic nº 256, ela é composta de servidores do quadro e uma das primeiras definidas por instrumento legal. Nesta semana, a equipe apresentou ao prefeito José Fortunati o plano de trabalho com o planejamento de gestão estratégica da câmara.

Além da Smic, o grupo temático reúne universidades, associações de classe e entidades representativas dos diversos segmentos da economia da Capital. O secretário Nagelstein explica que a tarefa é integrar Prefeitura e organismos sociais, articulando iniciativas de crescimento econômico para o município. “O Poder Público tem o papel indutor neste processo, e a realização fica a cargo das empresas”, disse. Acrescentou que existem projetos de desenvolvimento para todos os segmentos – desde o pequeno artesão até o grande empreendimento industrial.

“Diversos setores podem receber investimentos: turismo de negócios – a exemplo da revitalização do Cais do Porto –, áreas de TI e comunicação, biotecnologia e gastronomia”, afirma Nagelstein. Ele também defende o desenvolvimento dos clusters setoriais, como os de móveis e antiquários, bem como a formalização dos empreendedores individuais com a Linha da Pequena Empresa.

De acordo com coordenador técnico da câmara, Carlos Eduardo Gomes Macedo, a equipe buscará estabelecer encontros entre empresários brasileiros e estrangeiros, além de estimular rodadas de negócios, convênios e parcerias, que ampliem e diversifiquem a economia local. Também ocorrerão reuniões específicas, para estimular ações nos segmentos de comércio, indústria e serviços. Será proposta ainda a realização de duas feiras internacionais, com foco em artesanato e desenvolvimento econômico.