Caminhos para o desenvolvimento sustentável serão debatidos no 6º Fórum Fecomércio-RS de Sustentabilidade

Em agosto ocorre a 6ª edição do Fórum Fecomércio-RS de Sustentabilidade e terá como tema "Os caminhos para o desenvolvimento sustentável”

No dia 09 de agosto, ocorre a 6ª edição do Fórum Fecomércio-RS de Sustentabilidade. O evento, que acontece das 9h às 13h, será realizado no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). Com o tema “Os caminhos para o desenvolvimento sustentável”, a atividade é destinada a empresários, representantes de sindicatos, consultores e profissionais do setor público e privado, secretários de meio ambiente, conselhos municipais de desenvolvimento, educação e meio ambiente, universidades, colaboradores do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e para o público em geral. As inscrições, que devem ser feitas no site www.fecomercio-rs.org.br/sustentabilidade, são gratuitas, mediante doação de um quilo de alimento não perecível no dia e local do evento, que será repassado ao programa Mesa Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3286-5677.

Entre os objetivos do Fórum está promover o desenvolvimento sustentável das empresas do setor terciário, estreitar relações com órgãos ambientais e empresas afins, contribuir na elaboração de projetos sustentáveis, bem como no processo educativo por meio da disseminação e implantação de ações de sustentabilidade junto às empresas e sociedade. Na ocasião, serão apresentados cases em cada pilar da sustentabilidade: social, com Luciano Pires; ambiental, com Rualdo Menegat; e econômico, com Carlos André Bulhões Mendes.

Além das palestras será possível conferir, na Cafeteria do Sesc Centro, exposição com artigos produzidos por integrantes do Programa Envolva-se e projetos vencedores da Feira de Projetos do Senac, bem como conhecer a plataforma benditoverde.com, que viabiliza a gestão de resíduos sólidos para os empresários. Confira abaixo a programação do Fórum e o currículo dos palestrantes.

 

6º Fórum Fecomércio-RS de Sustentabilidade

Data: 09/08 (terça-feira)

Horário: 9h às 13h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Inscrições no sitewww.fecomercio-rs.org.br/sustentabilidade

 

PROGRAMAÇÃO:

09h – Abertura do Fórum com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn

09h15 – Palestra “Mudanças Climáticas, Gigantismo Urbano e Sustentabilidade”, com Rualdo Menegat

10h15 – Palestra “Gestão Ineficiente, Prejuízo Integrado: O caso da drenagem pluvial de Porto Alegre/RS”, com Carlos Bulhões

11h15 – Coffee Break

11h45 – Palestra “A Fórmula da Inovação”, com Luciano Pires

13h – Encerramento

 

Currículos dos palestrantes:

Rualdo Menegat é professor associado do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS), Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru), assessor científico da National Geographic Brasil, presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, membro da International Commission on History of Geological Sciences (IUGS) e da International Association for Geoethics. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002; 2008-2010; 2011-2012), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005).

 

Carlos André Bulhões Mendes possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1988), mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Planejamento de Recursos Hídricos – University of Bristol, Inglaterra (1994), além de pós-doutorado em Planejamento Ambiental na University of Califórnia, Davis-EUA (2003). Atua na área de métodos de gestão de recursos naturais e meio ambiente, com ênfase no uso de técnicas analíticas (pesquisa operacional, modelos matemáticos, geoprocessamento e sensoriamento remoto) incorporando o fenômeno natural e os controles de engenharia, com condicionantes econômicos, políticos e institucionais.

  

Luciano Pires foi, por 26 anos, executivo de marketing da Dana Corporation, grande multinacional do segmento de autopeças, com experiência de trabalho no Brasil, América do Sul e Estados Unidos. Estudou na Universidade Mackenzie, FGV e Universidade de Michigan nos EUA, além de formar-se examinador pelo Six Sigma Examiner Program da Dana University em Toledo- Ohio.

 

Fonte: Fecomércio RS

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais