Camisetas e geladeiras foram os itens mais vendidos na Black Friday 2024

Pesquisa da Entidade revela qual o canal online mais usado para vendas

O levantamento do Sindilojas POA sobre as vendas de Black Friday 2024 revelou que quase 40% dos respondentes venderam mais do que ano passado. Para 24%, as vendas deste ano foram idênticas ao do último ano.

Segundo a pesquisa, o 25 de novembro foi o dia em que mais lojas iniciaram as suas promoções. Foram 76,5% das respostas indicando esta data como o pontapé inicial para os descontos na Black Friday. A 1ª quinzena do mesmo mês foi citada por 14,7% e o final de semana anterior ao da Black (dias 23 e 24/11) por 8.8%.

Novamente o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday, dia 29, desponta na frente como o dia de maior movimento. Com 82,4% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 28 (11,8%).

Sobre as lojas que adotaram a Black Friday, a venda que contempla tanto o espaço físico quanto o online, lidera a pesquisa. São 75% dos lojistas que afirmam ter vendido desta forma. Venda apenas no espaço físico ficou com 25%. Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa da Entidade, foram: site da loja (44%), que segue na liderança. O Instagram (32%), que este ano apareceu na 2ª colocação, e o WhatsApp (24%), trocando de posição com o Instagram. As principais formas de pagamento utilizadas no online são os links, com 52%, seguido por Pix à vista, com 24%, e cartão de crédito, com 20%.

O perfil dos entrevistados nos mostram que, 62% deles têm lojas de rua e 38% em Shopping.

O levantamento indicou que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram:

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos:

1- Geladeiras

2- Fogões

3- TV’s

4- Máquinas de lavar roupa

5- Air Fryer

Vestuário:

1- Camisetas

2- Blusas

3- Vestidos

4- Bermudas

5- Calças

“Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no volume desejado, mas o comércio recebeu um bom movimento nos dias da Black, sim. Sabemos que o volume de vendas no comércio varejista está em plena recuperação aqui na capital e também no estado, e isso nos dá confiança para que o setor volte a ser pujante, comentou Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Abaixo, segue o infográfico com todos os detalhes da pesquisa:

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais