Capital terá aluguel de bicicletas até setembro

Cappellari acredita que bicicletas de aluguel terão boa aceitação

A prefeitura de Porto Alegre, junto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), assinou ontem o chamamento público para que empresas interessadas apresentem propostas de implantação e operação de sistema de bicicletas de aluguel na Capital. A partir da publicação do edital, as propostas deverão ser apresentadas em até 30 dias e, depois disso, terão 15 dias para a instalação do serviço.

O sistema que a prefeitura pretende implantar tem os mesmos moldes das cidades de Barcelona, na Espanha, e Rio de Janeiro. Na cidade carioca, os usuários pagam a quantia de R$ 10,00 por mês podendo utilizar todos os dias, ou R$ 5,00 por apenas um dia.

Serão 30 pontos iniciais, com 250 bicicletas. A expectativa é de que as primeiras estações estejam em funcionamento até o final de setembro. As ciclovias que estão em fase de obras receberão o sistema de aluguel. No entanto, locais estratégicos e de grande concentração de público são os mais prováveis a receber o serviço.

“O projeto não terá ônus para o poder público, ele se autofinancia. Permite que utilizemos a bicicleta de forma muito barata, sem precisar comprar uma. Basta se cadastrar”, afirma o prefeito José Fortunati.

Para utilizar as bicicletas de aluguel, o usuário poderá acessar os pontos através da internet ou telefone celular para fazer uma reserva. Além disso, o cartão TRI também poderá ser utilizado.

Quanto à segurança, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, diz que não serão usadas bicicletas comuns. “Se alguém roubar uma delas, dificilmente poderá sair na rua. Um vizinho com certeza irá denunciar”, observa. Duas empresas já apresentaram estudos. Uma delas opera o sistema no Rio, e a outra, na cidade de São Paulo.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais