Cartão de fidelidade no celular

Via aplicativo, consumidor pode acompanhar seus pontos, receber descontos e acessar recompensas

Não é incomum conversar com pessoas que têm, na carteira, uma verdadeira coleção de cartões de fidelidade de estabelecimentos diversos, da farmácia ao restaurante. Pode exigir tempo controlar a quantidade de pontos, saber quando expiram, quantos são precisos para obter algum tipo de vantagem, e por aí vai. Com tantas dificuldades, o consumidor acaba esquecendo de usar o cartão, e assim, o varejista perde o que tem mais valia num programa de fidelidade, que é incentivar a visita e tornar aquele consumidor rotineiro.

De olho nisso, a desenvolvedora de soluções mobile e-Deploy fez uma parceria com a ABF e transferiu para o celular o tradicional cartão de fidelidade. Para ter acesso, basta que o consumidor participante baixe o aplicativo. As franquias Emagrecentro e Cachaçaria Água Doce acabam de lançar seus aplicativos.

Quem baixa o aplicativo da Cachaçaria Água Doce, por exemplo, passa a registrar cada visita direto no celular. Antes, uma cartela de papel era carimbada a cada visita, e ao final, o consumidor ganhava um consumo gratuito (isso, se ele não esquecesse a cartela ou a perdesse). Agora, os “carimbos virtuais” são registrados diretamente no celular, que, esse sim, está sempre no bolso.

O carimbo de frequência é apenas uma das possibilidades. No aplicativo, o consumidor checa a localização das lojas, cardápios, promoções, parcerias que preveem descontos em outras lojas e também pode trocar SMSs gratuitos com outros consumidores que tenham baixado o aplicativo, por meio de comunicações por push. Aliás, para os clientes que autorizem o recebimento de mensagens push, a empresa também passa a enviar comunicados, promoções e alertas para o resgate dos prêmios. “São múltiplos benefícios que otimizam os resultados dos programas, estreitando a comunicação com o consumidor muito além de um cartão de plástico”, ressalta Eduardo Mortari, diretor da e-Deploy, que também enumera entre as vantagens para o varejista a redução de custo, já que não há gastos com manufatura ou reposição do cartão, postagem e logística. “Outras vantagens são a interatividade que o aplicativo permite, assim como a possibilidade de fazer promoções instantâneas”, acrescenta.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença em formatura do 11° BPM

    Veja mais
    Noticias

    Direção do Sindilojas Poa recebe políticos em sua última reunião no ano

    Veja mais
    Noticias

    Obra no Quadrilátero Central será paralisado para as festas de fim de ano

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais