Cases do varejo americano foram apresentados direto de Nova Iorque no último sábado
No último sábado, dia 16 de janeiro, aconteceu o Café com Lojistas em edição especial em Nova Iorque. O evento foi transmitido pelo aplicativo Periscope.
No último sábado, 16, um grupo de lojistas da missão que está na NRF 2016 participou desta edição especial do Café com Lojistas, realizada em Nova Iorque no último sábado. A missão é organizada pelo Sebrae-RS, com apoio do Sindilojas Porto Alegre e FCDL/RS. O evento, já tradicional e realizado mensalmente pelo Sindilojas em Porto Alegre, trouxe cases destaque do varejo americano e também dicas para os empresários. Com palestras de Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, Fabiano Zortea, do Sebrae-RS, Fernanda Schaan, da Schaan Arquitetura de Soluções e Adriano Braga, da Upper Design, o Café pode ser acompanhado por lojistas também do Brasil, já que foi totalmente transmitido pelo aplicativo Periscope. "Esta inovação é um meio de levar informação aos lojistas que não puderam estar aqui. Este Café com Lojistas trouxe uma amostra do que se pode ver na NRF e ajuda cada empresário a focar sua atenção naquilo que mais vai ajudar a sua empresa", afirma Paulo Kruse.
Paulo iniciou o evento lembrando a importância do planejamento para as empresas. Planejar todos os passos e também acompanhar de perto o que acontece no dia a dia da loja é fundamental. "O comprometimento do dono faz o sucesso da empresa", afirma. Kruse ainda apresentou cases como Anthropologie, loja fundada em 1992 na Pensilvânia. A marca não vende apenas roupas e artigos para a casa, mas todo um conceito de identidade e bem-estar. Além dos exemplos do varejo, Kruse também salientou que os pequenos empresários devem utilizar de entidades como Sebrae-RS em seus negócios, pois elas existem com a razão de orientar e ajudar as empresas a se desenvolverem.
Fabiano Zortea trouxe mais amostras do quanto ações simples podem fazer a diferença. Como por exemplo da loja Build a Bear, em que a criança pode fabricar o seu urso de pelúcia personalizado e até mesmo com uma mensagem gravada com a sua própria voz. E não é só isso, o cliente pode também fazer os documentos do ursinho que montou e ele terá um perfil na comunidade virtual da Build a Bear. Até mesmo um passaporte pode ser comprado para o ursinho. Ou seja, é uma experiência completa de compra.
A arquiteta e urbanista Fernanda Schann trouxe exemplos de lojas que se destacam na ambientação das lojas, como a T2, em que as próprias embalagens dos produtos são feitas para compor a decoração do ponto de venda. Além disso, todos os acessórios para beber o chá também produzem um ambiente aconchegante e bonito. Outro exemplo mostrado por Fernanda foi a Mast Brothers Chocolate, que aposta na simplicidade e no conceito "back to basics" para encantar os clientes e vender seus produtos.
Por fim, Adriano Braga, especialista em Design Estratégico mostrou exemplos de marcas que oferecem mais do que apenas seus produtos. Os consumidores de hoje sabem mais sobre as marcas e têm mais acesso à informação. É preciso, portanto, entregar sempre mais a eles. Um dos exemplos mais marcantes apresentados por Adriano foi um vídeo da Pizza Hut, em que um casal demonstra como funciona uma mesa interativa que possibilita que o cliente pode montar a sua pizza, escolhendo todos os ingredientes.
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Fonte: Sindilojas Porto Alegre