CEEE permite serviço de autoleitura via SMS para o comércio

Alternativa foi buscada pelo Sindilojas Porto Alegre para facilitar a cobrança no período de pandemia.

Garantir que a cobrança de energia elétrica seja feita de forma adequada nos empreendimentos do comércio é uma das preocupações do Sindilojas Porto Alegre, especialmente neste momento em que a maioria das lojas está com as portas fechadas devido à pandemia de Covid-19. Por isso, a Entidade buscou uma alternativa junto à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para que seja possível realizar a medição do serviço nesses comércios que estão fechados, visando torná-lo justo diante da atual situação.

A CEEE passa a disponibilizar para os lojistas o serviço de autoleitura via SMS, tendo em vista que apenas os proprietários dos estabelecimentos possuem acesso a esses locais atualmente. Veja como fazer:

– O responsável pela conta deve enviar para o SMS 27307, entre 8 e 5 dias antes da data da próxima leitura prevista (disponível na última fatura), o número exibido no medidor de energia elétrica de seu estabelecimento, da seguinte maneira:

LEITURA UC (localizado na conta de luz) VALOR DA LEITURA (número que consta no relógio do medidor)

Exemplo de SMS: Leitura UC 53905012 valor da leitura 98990

Essa iniciativa visa evitar, ainda, que a cobrança do serviço ocorra a partir do cálculo da média de consumo dos meses anteriores, o que a Entidade entende não ser compatível com o decreto de fechamento do comércio neste período de pandemia.

Nas lojas em que o medidor está acessível para a CEEE, a medição de energia elétrica segue ocorrendo normalmente.

Vale lembrar que a CEEE também disponibiliza os serviços de religação e de aviso de falta de luz via SMS. Para esses casos, os procedimentos devem ser os seguintes:

– Religação: se a energia foi cortada por falta de pagamento, após a regularização deste, enviar para o número 27307: RELIGAR UC. A luz deverá ser restabelecida em até 4 horas, dentro do horário comercial (08h às 18h).

– Falta de luz: para avisar sobre a falta de luz, enviar para 27307: LUZ UC.

Também é possível realizar esses serviços no site www.ceee.com.br, no link Agência Virtual, por meio de login.