Centro Histórico terá sinalização turística viária

Na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro, a Avenida Borges de Medeiros recebeu a primeira das 60 placas que serão instaladas no Centro Histórico para estruturar a sinalização dedicada a motoristas e turistas. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, esteve no Largo Glênio e participou do lançamento do programa de Sinalização Turística Viária do Centro Histórico, com a presença do prefeito da Capital, José Fortunati, de autoridades municipais e entidades.

O sistema de placas aéreas será instalado para facilitar os deslocamentos a partir das avenidas Castelo Branco e Farrapos, principais entradas da cidade em direção ao Centro Histórico, seguindo pela Mauá, rua da Conceição e avenida Loureiro da Silva. A sinalização viária indicará pontos localizados no circuito formado por cinco polos de atrações: Usina do Gasômetro, Mercado Público, Cais do Porto, Praça da Matriz, Praça da Alfândega e Santa Casa.

O investimento para essa fase será superior a R$ 384 mil, com recursos captados junto ao Ministério do Turismo e contrapartida do município. Entre os atrativos contemplados na região estão a Catedral Metropolitana, o Cais do porto, Paço Municipal, Fonte Talavera, Ponte de Pedra, além do Hospital de Pronto Socorro. Na sinalização de pontos de grande atratividade e fluxo, especialmente tendo em vista a Copa 2014, como Aeroporto Internacional Salgado Filho, Estação Rodoviária, postos de Informação Turística e o próprio núcleo Cetro Histórico as placas terão indicações em português e inglês.

Além da informação turística, as placas irão ampliar e qualificar a sinalização viária na região. Pelo edital, a empresa vencedora da licitação para implantação da Sinalização Turística Viária tem prazo até 6 de abril para concluir a instalação do conjunto de 60 placas.