China supera Japão como segunda potência econômica mundial

Economia chinesa ficou atrás apenas do resultado dos Estados Unidos em 2010

A China superou o Japão como segunda potência econômica mundial em 2010, com um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao nipônico para o conjunto do ano, anunciou o governo de Tóquio. O PIB do Japão chegou a 5,4742 trilhões de dólares, segundo os dados divulgados em Tóquio, e o governo destacou que o da China alcançou a marca de 5,8786 trilhões de dólares. A economia chinesa superou em 2010 a do país vizinho e ficou atrás apenas do resultado dos Estados Unidos, uma posição que a economia nipônica ocupava desde 1968. — Como nação vizinha, saudamos a rápida progressão da economia chinesa — declarou Kaoru Yosano, ministro delegado japonês de Política Econômica e Orçamentária. — Isto pode ser o sustento de um desenvolvimento da economia regional, ou seja, a Ásia oriental e do sudeste — completou, antes de afirmar que deseja melhorar as relações entre Japão e China no campo econômico. A China registra há vários anos um índice de crescimento próximo ou superior a 10%. O PIB aumentou 10,3% em 2010.