Cinco motivos para migrar para o mobile

Cada vez mais é imprescindível que empresas tenham sites responsivos

Foi-se o tempo em que, para as empresas, ter um site para ser acessado apenas pelo computador era suficiente. O m-commerce já é parte integrante da economia do mundo e do Brasil. Em tempos de tecnologia 4G, com um número cada vez maior de pessoas que acessam a internet por essas plataformas móveis, ter um site mobile é a estratégia atual que as empresas têm adotado para alavancar ganhos e receitas.

Internautas estão cada vez mais conectados por meio dos dispositivos móveis. Estima-se que em 63% do tempo em que os brasileiros ficam online, isso é feito por meio de smartphones e tablets. E só 37% navegam em sites desktop, segundo o relatório da comScore sobre uso de internet no Brasil. Sem contar que ao brasileiros têm mostrado grande apreço pelas compras online via mobile. Conforme mostra um estudo da Criteo, 14% das transações online realizadas no segundo trimestre de 2015 foram feitas por meio desses dispositivos. Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que smartphones e tablets sejam responsáveis por até 22% das compras online até o final de 2015.

Assim, adiar o projeto de ter um site mobile significa renunciar à sua fatia neste mercado, que só tem a crescer em cifras. Para o CEO da Viewit Mobile, Cesar Bonadio, adaptar o site desktop para as plataformas móveis é estratégia obrigatória para as empresas que querem crescer no online, seja em tráfego ou em transações. A adaptação de e-commerce, por exemplo, gera um crescimento médio imediato de 5% a 10% nas vendas dessas empresas. Levando em conta apenas as vendas por meio de tablets e smartphones, o aumento pode ser de até 200%, dependendo do ramo de negócios, explica ele. "Trocando em miúdos, um site móvel significa fidelizar antigos clientes e conquistar novos que utilizam essas novas plataformas."
Porém, para migrar a versão desktop de uma empresa para o ambiente mobile exige estratégia, adoção de linguagens diferenciadas e tratamento único para cada plataforma. Além disso, o executivo ainda elencou mais cinco razões para se ter um site mobile. Confira abaixo:

Milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular
Para alguém que usa o celular para fazer compras online, é mais atraente um site que seja fácil de navegar do que ter que ficar lutando para tentar acessar o site da empresa que não tem uma versão mobile. E, principalmente, migrar o site da empresa para celulares ou tablets é estar perto dos mais de 80 milhões de brasileiros que acessam a internet pelo celular e que realizam compras online.
 
Facilidade e praticidade para navegar ao usuário
Acessar pelo celular um site pesado, ou que não esteja adaptado para o ambiente móvel, é uma experiência desagradável para o usuário. Pequenas ou grandes empresas que investem na experiência do m-commerce facilitam a vida do usuário que, ao visitar a página, perceberá o cuidado para oferecer um layout moderno e confortável para seu público. 
 
Páginas abrem e carregam rapidamente
As pessoas geralmente utilizam os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para acessar redes sociais, fazer compras e ler ou responder e-mails. É uma experiência positiva clicar em algum link e o site abrir em uma versão mobile ambientada para esses dispositivos. "Em sites criados para plataformas móveis, a ideia é otimizar a experiência com layout agradável para o mobile, onde as páginas carregam rapidamente, a homepage se adapta perfeitamente à tela do dispositivo que o usuário utiliza e onde as ferramentas de compra e contatos são fáceis e simples de achar", afirma o CEO.
 
Ter um site mobile dá um ar de profissionalismo à empresa
"Nos sites mobile, a primeira impressão é a que fica! Por isso, ter o site da empresa adaptado para telefones e tablets vai mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar online dos usuários", argumenta Bonadio. O cliente que navegar nesse site terá uma noção de profissionalismo e garantia de que vai comprar ou contratar serviços com qualidade e segurança. "Vai ter a certeza de que sua empresa está na vanguarda, à frente das concorrentes e conectada às novas plataformas de interação online", adiciona. 
 
Você estará no bolso dos internautas
Outra vantagem é aumentar as possibilidades de ganhos, aproveitando as plataformas digitais como uma oportunidade para o negócio. O m-commerce é cada vez mais ativo nas vendas online. Deixar a empresa 100% presente nos dispositivos mobile significa oferecer ao usuário toda a agilidade e boa experiência de compra e serviços que ele procura.

Fonte: Cliente S.A.
 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais