Classe C como foco das vendas

Profissionais de mídia discutem os caminhos para fazer negócio

Uma pesquisa inédita sobre as características de consumo das classes populares abriu o segundo dia de debates do MaxiMídia 2008, evento que reúne profissionais de marketing e comunicação em todo o país e se encerra hoje.

Realizado pelo Ibope em parceria com a Troiano Consultoria de Marca, o estudo expôs os caminhos para atrair, convencer e vender à fatia da população que mais cresce no mercado de consumo.

– No Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas vivem com renda entre um e três salários mínimos, e todas têm projetos e sonhos. Por isso, as empresas precisam pensar em modelos de negócio que incluam esses consumidores – disse o diretor do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, ao apresentar o estudo com a diretora da Troiano Consultoria de Marca, Cecília Russo, em palestra conjunta no WTC Hotel, em São Paulo.

Ao expor os números da pesquisa, a partir de entrevistas com mais de 3 mil pessoas em nove regiões metropolitanas do país, Cecília ressaltou que o ponto-chave para as marcas é conquistar a confiança dessa população.

Em Porto Alegre, profissionais e estudantes acompanharam a palestra, transmitida ao vivo por um telão, no teatro do Ciee e seguida por um debate entre profissionais gaúchos.

– Temos a obrigação de escolher o meio e a linguagem mais adequados para chegar a esse consumidor. Prestando atenção no comportamento e comunicando com qualidade, é possível fazer bons negócios – enfatizou Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da agência Escala.

Para Elaine Losch, gerente de pesquisa do Grupo RBS, o tratamento dado ao público de baixa renda é determinante para a confiança na marca.

– O consumidor popular quer qualidade e respeito no tratamento – alertou Elaine, ao lembrar o exemplo do jornal Diário Gaúcho.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais