Classe C é a única que gasta mais do que ganha

De todas as classes sociais brasi- leiras, a única que gasta mais do que ganha é a C. Conforme estudo sobre consumo realizado pela consultoria Kantar Worldpanel, o segmento aparece com déficit de 2% na relação entre renda e gasto. As classes AB e DE ficaram com saldo positivo na análise, de I% e 4% respectivamente.

— A conclusão é que praticamente todo inundo está gastando o que ganha, porque esses 4% da classe DE significam muito pouco — a diretora comercial da consultoria no Brasil, Christine Pereira.

O levantamento é feito semanalmente em 8,2 mil domicílios do país e monitora o comportamento de 27,5 mil consumidores. O resultado divulgado na última quinta-feira compila dados do ano de 2011.

Segundo Christine, a classe C representa 41% da população brasileira, e seu endividamento colabora para a recente desaceleração do consumo. Para o estudo, a instituição considera corno classe C as famílias que ganham em média R$ 2.027,70 (renda familiar) e gastam R$ 2.060,12.

Despesas como educação e vestuário, classificadas corno “outras despesas”, respondem pela maior parte dos gastos dessa faixa da população (38%). Na sequência, aparecem despesas fixas, como habitação, transporte e serviços públicos (33%), seguida por uma cesta de bens de consumo não duráveis definida pela entidade (28%).

O estudo analisou ainda a penetração de 120 categorias e subcategorias de produtos nas classes sociais. Conforme o levantamento, a classe C já conquistou 46% das categorias, está em processo de conquista de 31% e ainda precisa conquistar 23%