Clima começa a ter impacto do El Niño no mês de junho

Em regra, o fenômeno climático El Niño traz invernos mais quentes ao Estado, mas há exceções. A estação começa oficialmente no dia 21.

Junho é mês chuvoso por natureza. O mês, só para Porto…

Em regra, o fenômeno climático El Niño traz invernos mais quentes ao Estado, mas há exceções. A estação começa oficialmente no dia 21.

Junho é mês chuvoso por natureza. O mês, só para Porto Alegre, corresponde a terceira maior média mensal de precipitação do ano (132,7 mm), apenas atrás de agosto (140 mm) e setembro (139,5 mm). A perspectiva ainda é que junho tenha uma temperatura acima da média, o que não significa ausência de frio. Ele é o mês com menor média de temperatura no ano na região de Porto Alegre. Por outro lado, dados sugerem que nas últimas semanas de junho pode ingressar uma massa de ar polar de maior intensidade com acentuada queda da temperatura.

Além disso, para este ano está prevista uma precipitação acima da média para um período tradicionalmente chuvoso em diversas regiões. Deve aumentar o volume de chuva na segunda metade do inverno, particularmente em agosto e setembro, quando aumenta o risco de cheias. Por isso, não será surpresa nos próximos meses se várias cidades do Estado apresentarem índices mensais de chuva correspondentes ao dobro ou triplo da média histórica.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais