Coleta itinerante, iniciativa apoiada pelo Sindilojas Porto Alegre, já recolheu mais de 4 toneladas de resíduos eletrônicos

Cerca de 4.800 quilos de resíduos eletrônicos já foram recolhidos na capital gaúcha desde 02 de agosto, data em que ocorreu a primeira edição da coleta itinerante. A iniciativa acontece em diversos pontos da cidade e é realizada através da parceria entre o Sindilojas Porto Alegre, a empresa Otser de resíduos de sucatas e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU). A próxima edição da campanha será realizada no dia 04 de outubro (sábado), às 9h, na Praça Princesa Isabel, no Bairro Azenha.

Além disso, já estão confirmadas as demais datas e locais da coleta itinerante em outubro: no dia 11, no Parque Moinhos de Vento (no bairro Moinhos de Vento), no dia 18 de outubro na unidade Destino Certo do DMLU (localizada na Av. Diário de Notícias, 1111, no bairro Cristal) e no dia 25 de outubro, no estacionamento do Shopping Lindoia (Av. Assis Brasil, 3522). Os resíduos eletrônicos coletados são classificados por tipo de produto, desmanufaturados pela Otser e, em seguida, encaminhados à reciclagem em empresas certificadas e homologadas de acordo com os padrões ambientais.

O que pode ser levado para descarte

CPUs, estabilizadores, fios e cabos, fontes de computador, impressoras, monitores, mouses, no-breakes, notebooks, scanners, servidores, teclados, aparelhos de CD/DVD, unidades de disquetes, ferros, placas, alumínio, caixas de som, modem, roteadores, telefones, celulares e carregadores, baterias pequenas, CDs, calculadoras, fotocopiadoras e aparelhos de fax.

Pilhas e lâmpadas não devem ser levadas.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.